Primeira edição do Feirão Digital capacita 500 empreendedores
O primeiro Feirão Digital movimentou o campus Porto Alegre da Unisinos em uma maratona de intercâmbio de conhecimento e networking. Ao longo de todo o sábado, 11, cerca de 500 profissionais autônomos, pequenos e microempreendedores da Capital tiveram a oportunidade de aprender e trocar experiências sobre o posicionamento de seus negócios no ambiente digital a partir do contato direto com cases bem-sucedidos do Rio Grande do Sul e do Brasil.
O evento foi dividido em oito espaços – quatro auditórios para palestras e quatro salas voltadas às mentorias e às oficinas. Ao todo, o Feirão Digital registrou 48 encontros que abordaram temas como boas práticas de mercado, o potencial das plataformas on-line, estruturação de sites, utilização de stories para alavancar vendas e o papel do WhatsApp como ferramenta de comércio eletrônico.
O comparecimento em peso dos inscritos deixou o prefeito da Capital entusiasmado. Presente na abertura dos trabalhos, Sebastião Melo projetou a expansão do evento a partir da sua descentralização. Segundo ele, investir na capacitação dos empreendedores de Porto Alegre é fundamental, pois a inovação, fomentada pelo poder público, só possui sentido se servir à transformação social.
“Como venho da iniciativa privada, conheço os dois lados do balcão. E posso afirmar que, após a pandemia, a realidade mudou definitivamente. O comércio tradicional jamais deixará de existir, mas não há mais como ignorar o digital. É preciso saber se posicionar e fazer negócios na internet, do contrário decretaremos a morte da maioria dos negócios. Nosso desafio agora é levar o feirão para outras regiões da cidade” – Prefeito Sebastião Melo.
Rafael Martins, CEO da Share, plataforma especializada em educação voltada à inovação e profissionais da indústria criativa parceira da prefeitura no feirão, frisou a relevância de capacitar e entregar conteúdo qualificado a pessoas que muitas vezes não como o acessar esse tipo de conhecimento. “Acreditamos muito no potencial do evento. Ajudar as pessoas a conhecer as ferramentas digitais e evoluir profissionalmente é uma missão que abraçamos desde o momento em que fomos provocados pela prefeitura”, ressaltou.
O feirão contou com o apoio com o apoio da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). André Roncatto, vice-presidente financeiro, salientou que o encontro dialoga com a missão da entidade. “Poder reafirmar a nossa parceria com a prefeitura de Porto Alegre por meio de ações que fazem a diferença na vida dos cidadãos é uma satisfação. É um momento especial, que reforça o compromisso de todos com o desenvolvimento do Estado”, disse.
Cases – Empreendedores locais, como Bia Hess (Mimo Corporativos), compartilharam a sua jornada até o sucesso. A empresária relatou o salto em sua carreira a partir do momento em que decidiu mudar o seu produto e o seu modelo de negócios. Da febre do “bolo de pote”, surgida há alguns anos, a um serviço que garante aos clientes a entrega de todos os tipos de presentes, brindes e produtos necessários para ativações de marca, ela passou por um processo marcado por muito trabalho, sinceridade no relacionamento com o cliente e foco nas metas projetadas. “Poder falar sobre a nossa trajetória é uma experiência muito gratificante, ainda mais em eventos como esse. Além de ter a chance de inspirar aqueles que estão começando, existe o potencial para novos contatos e prospecção de novas parcerias”, assegurou.
Grandes marcas também se fizeram presentes. Para Anne Cilene Silva, coordenadora do marketplace Magalu, falar sobre empreendedorismo no Brasil não é coisa simples. A executiva destacou a necessidade de desmistificar o comércio eletrônico e disseminar o conceito de marketplace – estrutura disponibilizada por plataformas on-line que permite a terceiros fazerem negócios. “Temos que compartilhar conhecimento, o que, para muitos, é privilégio de poucos. Independentemente do tamanho e do momento de maturidade de um negócio, há espaço para todos. Basta inserir os pequenos dentro de canais que possibilitem a sua viabilidade e mostrar a eles que sim, eles são capazes”, pontuou.
Futuro – Na avaliação de Bruna Serrano, gerente do projeto, o Feirão Digital deu um primeiro passo importante, mas está apenas plantando a semente do que pode vir a ser um diferencial para toda a cidade. ““Queremos que o ambiente de negócios em Porto Alegre seja bom para todos os que desejam empreender e estamos oferecendo as condições necessárias para o desenvolvimento dos pequenos negócios na internet. A prefeitura possui uma política de desenvolvimento econômico alinhada com a pauta da inovação. Sendo assim, investir em capacitação acaba complementando outras ações já existentes, como o microcrédito, lei da liberdade econômica e Tudo Fácil Empresas”, completou.
Cristiano Vieira