Executivo

Primeiro relógio digital de rua de Porto Alegre entra em operação

13/08/2020 12:42
Jefferson Bernardes / PMPA
Executivo
Marchezan acionou a operação do equipamento nesta manhã

O primeiro relógio digital de rua com o sistema mais moderno do país entrou em operação na manhã desta quinta-feira, 13. O equipamento, instalado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na rótula de entrada para a avenida Loureiro da Silva, junto à Orla do Guaíba, foi acionado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior.  

Além da marcação de hora e temperatura, os 168 relógios terão conectividade gratuita por meio de wi-fi, medidores de radiação e painel de mensagens. Também serão os únicos com câmeras de alta definição e tecnologia capazes de fazer o reconhecimento das placas de veículos para complementar o cercamento eletrônico da cidade. A instalação dos novos relógios é um investimento 100% privado, sem qualquer custo aos cofres públicos, e faz parte do primeiro acordo de concessão de mobiliário urbano concluído pela gestão.

“Além da forma de contrato transparente, o diferencial dos relógios é a possibilidade de comunicação com a população e repasse de informações. Os relógios também fazem parte da nossa visão de organização e trabalho conjunto com a área de segurança pública. É um projeto amplo para transformar Porto Alegre em uma cidade mais segura e conectada, com serviços agregados e mais eficientes” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Marchezan ressalta que a concessão dos relógios, assim como a de placas de rua, entrega um serviço de qualidade e com mais agilidade para o cidadão. Além disso, possibilita o ingresso de receitas destinadas à realização de novos investimentos que contribuem para mais melhorias para a cidade. “Iniciamos esse ano as placas, agora os relógios e em setembro lançaremos o edital das paradas de ônibus”, completa. A cidade não contava com relógios de rua desde julho de 2015.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, o cronograma de instalação dos relógios segue o estabelecido no contrato e até setembro 15 equipamentos serão instalados em pontos de grande visibilidade, depois serão, no mínimo, cinco relógios por mês. “A conclusão total dos 168 relógios será realizada em até 24 meses após a ordem de início, ou seja, até janeiro de 2022. Os critérios adotados a partir de um estudo realizado pela concessionária para criação dos relógios obedecem às regras nacionais de acessibilidade, permitindo a facilidade de circulação em seu entorno. Os relógios serão instalados em diversos pontos da cidade que possuem licenciamento ambiental”, explica.

Investimento - A partir de um modelo de concessão foi possível concluir o processo licitatório para que uma empresa privada faça a instalação e manutenção dos relógios de rua. A Clear Channel é uma das maiores empresas de mídia out of home do mundo, foi a vencedora do certame licitatório e será a concessionária responsável pelos serviços nos próximos 20 anos. “Depois de sucessivas tentativas fracassadas em gestões anteriores concluímos esse processo tendo a certeza que Porto Alegre terá um serviço de excelência e com o ingresso de R$ 81,7 milhões nos cofres públicos, valor 11 vezes maior que o mínimo previsto no edital, para novos investimentos”, destaca o secretário municipal de Parcerias Estratégicas Thiago Ribeiro. Para a instalação dos aparelhos, o investimento estimado é superior a R$ 11 milhões.

Instalação - A primeira etapa de instalação começou em março com a execução das bases em concreto para receber os equipamentos novos e com o recolhimento dos relógios antigos. Até o momento 80 locais já estão com esse trabalho concluído. Em maio, o prazo para instalação dos primeiros relógios foi prorrogado de julho para setembro devido à pandemia do novo coronavírus, atendendo à solicitação da empresa, a norte-americana Clear Channel Brasil, responsável pela concessão.

Por conta da pandemia, alguns fornecedores internacionais e nacionais da empresa foram impactados e tiveram que suspender as atividades momentaneamente. Os relógios recebem componentes de fornecedores no Brasil, França e China, três dos países mais impactados pela Covid-19. “Em um esforço conjunto com a prefeitura, conseguimos ajustar o cronograma e estamos adiantando a montagem dos primeiros equipamentos, prevista para setembro”, destaca o diretor de Desenvolvimento e Inovação da Clear Channel Brasil, Thiago Gadelha.

Campanha Porto do Amanhã - Para comemorar a instalação dos relógios de rua, a Clear Channel convoca a população a fazer parte deste processo de modernização. Para isso, criou a campanha Porto do Amanhã, que irá colorir as ruas do município com artes criadas pelos próprios moradores. Os interessados em participar devem produzir uma arte em homenagem à cidade com uma mensagem de boas-vindas.

Os porto-alegrenses mais criativos terão suas obras selecionadas para veiculação nos novos relógios de rua de Porto Alegre. Enquanto os equipamentos são instalados, as artes serão exibidas no hotsite Porto do Amanhã e nas redes sociais da Clear Channel. Os arquivos devem ser enviados até 30 de setembro para o e-mail comercial@clearchannel.com.br. As imagens deve ter tamanho de 400x600 pixels, no formato JPG ou PNG.

 

Isabel Lermen e Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner

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