Programa pioneiro de economia criativa busca fomentar o setor em Porto Alegre

14/10/2021 17:09
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Melo e o secretário Rodrigo Lorenzoni destacaram o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento econômico

A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quinta-feira, 14, o primeiro programa transversal do município voltado para a economia criativa. O segmento representa atualmente, 13,9% do total de empreendimentos existentes na cidade e 11,9% dos empregos formais da Capital, segundo dados do Departamento de Economia e Estatística do Estado e do Cadastro Central de Empresas (Cempre). O POA Criativa foi desenvolvido tendo em vista cinco eixos:  governo, universidades, empresas, sociedade e meio ambiente.

Durante o lançamento do programa, que aconteceu no Nau Live Spaces, o prefeito Sebastião Melo destacou o potencial da Capital. 

“A inovação e a economia criativa são os pilares de uma sociedade que deseja evoluir e ter desenvolvimento social e econômico. Nosso governo precisa ser facilitador, e essa iniciativa é o símbolo da soma de esforços para juntos criarmos novas oportunidades de transformação para Porto Alegre” -  Prefeito Sebastião Melo.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), conta ainda com a participação das secretarias de Cultura e Inovação. “O compromisso da prefeitura é com o desenvolvimento econômico de Porto Alegre. Por isso, unimos forças para levar a cultura da economia criativa a todas as regiões da cidade, além de estimular a geração de conhecimento e o mercado de produtos e serviços”, ressaltou o titular da SMDET Rodrigo Lorenzoni. 

Comitê -  Durante o lançamento do programa foi assinado o decreto que reestrutura o Comitê Municipal de Economia Criativa, coordenado pela SMDET.

O grupo será formado por membros dos eixos que compõem os diferentes segmentos, agentes de governo, de fomento e da academia que interagem, direta ou indiretamente, com estas representações. O comitê será responsável por estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de atividades, além de promover em conjunto políticas públicas para o fomento do setor.

Kombi - Um braço importante do programa também foi anunciado pelo secretário Rodrigo Lorenzoni. O programa levará para as comunidades de Porto Alegre qualificação e orientação para quem deseja empreender no segmento. 

O projeto, que começará no dia 29, terá uma kombi para conduzir,  em uma Caravana Criativa, os profissionais das secretarias envolvidas. Em cada local que a Kombi passar será entregue uma cartilha com todas as informações sobre o programa e empreendedorismo. 

“Esse é um eixo muito importante do nosso programa, pois nós queremos incentivar cada vez mais o empreendedorismo em Porto Alegre. Levar a Kombi Criativa para as comunidades é exemplo disso”, destacou Lorenzoni.

Thaisa Borges

Gilmar Martins