Projeto do Centro de Convenções está no Ministério do Turismo

24/01/2020 15:56
Rafael Carvalho/Casa Civil
EXECUTIVO
Cadastramento ocorre depois de reuniões do prefeito sobre o assunto em Brasília, na semana passada

O projeto para construção do Centro de Convenções e Eventos de Porto Alegre foi cadastrado no Ministério do Turismo pela Diretoria de Captação, Recursos e Programas de Financiamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), na noite dessa quinta-feira, 23. O cadastramento ocorre após o prefeito Nelson Marchezan Júnior ter se reunido com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na semana passada, e recebido a confirmação de que serão liberados cerca de R$ 60 milhões com recursos extra-orçamentários. Marchezan também tratou do assunto com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e ressaltou a importância da obra para Porto Alegre atrair mais eventos de turismo.  “Esse projeto é a continuidade do desenvolvimento da região do Guaíba", salienta. 

Para dar andamento ao projeto do Centro de Eventos, esperado pelos porto-alegrenses desde 2013, a atual gestão vem trabalhando para resolver entraves desde que assumiu, em 2017. De acordo com a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, o Município cumpriu as exigências feitas – escolha da área, licenciamentos e licitação do projeto - e depende da chamada Autorização de Início de Objeto (AIO), por parte do governo federal, para o efetivo início dos trabalhos. "Estamos empenhados na liberação dos recursos e para garantir o início desse projeto", destaca.

O espaço será erguido em área privilegiada de 3,7 hectares, ao lado do Estádio Beira-Rio, na Orla do Guaíba. Será construído em etapas e permitirá a realização de negócios com atratividade de até 30 mil pessoas/dia. A ideia é que tenha, em sua primeira fase, um salão principal, com capacidade para 3 mil pessoas e salas para convenções e eventos corporativos para atender de 300 a 500 pessoas. Para a segunda etapa, está previsto um espaço de 15 mil metros quadrados para feiras e eventos, incluindo um amplo estacionamento no piso inferior. 

A nova estrutura vai ao encontro dos projetos municipais voltados à expansão das atividades turísticas, já que o Centro de Convenções complementará as iniciativas da prefeitura de revitalização da Orla Moacyr Scliar, que já tem um trecho construído e outro em fase de obras, onde haverá quadras esportivas, bares, ciclovia, e a maior pista de skate da América Latina. O total da área será de 1,6 mil metros de infraestrutura turística.

  

 

Eliane Iensen

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes