Sancionada lei que inclui o Dia da Visibilidade Bissexual no calendário da cidade

23/08/2021 11:47
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou a importânica de traduzir a lei em ações práticas da sociedade

O prefeito Sebastião Melo sancionou na manhã desta segunda-feira, 23, o projeto de lei de autoria da vereadora Daiana Santos que inclui o Dia da Visibilidade Bissexual no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. 

O dia 23 de setembro é uma marca para a representação bissexual, criada em 1999 por ativistas dos Estados Unidos. “Esse momento demonstra o processo crescente pela militância de um povo que anseia por mudanças. Acolher essa luta no município é um marco”, afirmou a vereadora.O prefeito enfatizou que o objetivo é traduzir a lei em ações práticas.

“Somos uma sociedade cheia de preconceito, por todos os lados. Estamos muito abertos a construir juntos políticas públicas que enfrentem essa pauta. A intolerância se combate com atitude, conscientização e respeito. Nosso governo é para todos”- Prefeito Sebastião Melo. 

“É necessário combater estigmas perversos. Combater a invisibilidade”, reforçou a coordenadora de Direitos de Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Camila Rodrigues, sobre a importância da data de conscientização.

“É um dia histórico. Porto Alegre se torna a Capital que tem duas leis em favor da população LGBTQIA+: dia 28 de junho, dia do orgulho, e agora o 23 de setembro”, recordou o coordenador da Diversidade do Governo do Estado, Dani Morethson.

Também participaram do ato os secretários municipais de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, adjunto de Cultura, Clovis André Silva da Silva, o presidente da União Estadual dos Estudantes, Airton Silva, e representantes do Grupo G-8 Generalizando, Laura Osório, ONG Somos, Laura Valls, ONG Nuances, Raquel Basilone, AHF Brasil, Simone Ávila, e do Núcleo de Pesquisa e Relação de Gênero do Instituto de Psicologia da UFRGS, Henrique Nardi.

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes