Sancionada lei que inclui a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino no calendário de Porto Alegre
O prefeito Sebastião Melo sancionou na manhã desta sexta-feira, 4, a lei que institui a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino no calendário oficial de Porto Alegre. De autoria da vereadora Vera Armando, a Lei n° 14.259, de 30 de junho de 2025, inclui uma série de ações voltadas à promoção e à valorização das mulheres empreendedoras do município.
A proposta estabelece feiras e exposições para a divulgação de produtos e serviços
oferecidos por mulheres empreendedoras, rodadas de negócios e networking, além de campanhas de conscientização sobre a importância do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento econômico. As ações serão realizadas na semana que inclui 19 de novembro, Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino.
“Precisamos repensar a qualificação profissional. A Semana do Empreendedorismo Feminino é uma resposta direta à demanda da população. Acompanhamos o aumento de casos de feminicídio e precisamos atuar em conjunto. Garantir o acesso ao mercado de trabalho também é uma medida de segurança” - Prefeito Sebastião Melo.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, entre janeiro e agosto de 2024, foram registrados 36 casos de feminicídio no Estado, o menor número desde 2012. No entanto, Porto Alegre continua sendo uma das cidades com maior incidência desses crimes, com dez casos registrados no período mencionado.
A vereadora Vera Armando reforçou o índice e a importância das ações destinadas às mulheres. “Estamos extremamente preocupados com o número de feminicídio no Rio Grande do Sul e o empreendedorismo proporciona uma oportunidade para que a mulher saia desse lar e seja independente financeiramente. Buscamos impulsionar a economia da cidade.”
Bianca Dilly