Sancionada lei que torna de utilidade pública a Casa dos Raros

24/10/2023 13:46
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo destacou a excelência dos serviços em saúde na Capital

O prefeito Sebastião Melo sancionou na manhã desta terça-feira, 24, a lei 13.668, que declara de utilidade pública a Casa dos Raros - Centro de Atenção Integral e Treinamento em Doenças Raras. Por meio do texto, o objetivo principal é possibilitar a realização de convênios com o poder público. A sanção ocorreu no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela.

“Às vezes olhamos para a cidade e não potencializamos as suas capacidades. Porto Alegre tem excelência em medicina, e o equipamento da Casa dos Raros eleva a qualidade da nossa saúde. Que possamos estar cada vez mais próximos na causa mais nobre de um cidadão, que é cuidar do próximo” – Prefeito Sebastião Melo.

De autoria da vereadora Mônica Leal, o projeto busca oferecer aos pacientes, de forma abrangente, o atendimento integral no centro médico, pioneiro na América Latina. Participaram ainda representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da diretoria da Casa dos Raros.

Casa dos Raros - Localizada na rua São Manoel, 730, bairro Santa Cecília, a Casa dos Raros é o primeiro centro exclusivo para diagnóstico e pesquisa de doenças raras da América Latina. O empreendimento resulta de uma parceria do Instituto Genética para Todos com a Casa Hunter, promovendo a assistência integral e multidisciplinar aos pacientes e familiares a partir de diagnóstico rápido e preciso de tratamentos avançados. Também realiza pesquisas clínicas voltadas para doenças genéticas raras, além de treinar e capacitar de profissionais de saúde para atuar na área.  

 

Bianca Dilly

Cristiano Vieira