Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem nova titular

01/03/2023 08:41
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Julia Evangelista Tavares assume a pasta

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) passa por alterações nos próximos dias. A partir desta quarta-feira, 1º, a advogada e ex-presidente do Instituto de Estudos Empresariais, Júlia Evangelista Tavares, assume como titular da pasta, enquanto Vicente Perrone, atual secretário, passa a ser diretor do Escritório +4D para dedicar-se exclusivamente ao Programa +4D, projeto de desenvolvimento do 4º Distrito. 

"A Júlia, que já contribui muito com a gestão, assume o desafio de dar sequência ao grande esforço que a gestão faz desde o início para consolidar Porto Alegre como cidade amiga do empreendedor. Não por acaso conquistou a posição de melhor cidade para se investir do Brasil. Agradeço muito ao Perrone pelo empenho, que agora vai dedicar especificamente ao +4D, junto ao prefeito do 4º Distrito, o vice-prefeito Ricardo Gomes", afirma o prefeito Sebastião Melo.

“É uma grande oportunidade estar à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, dando seguimento a um trabalho já em andamento e assumindo um compromisso ainda maior com Porto Alegreâ€, afirma Júlia. Ela estava atuando desde junho de 2021 no Gabinete do Vice-Prefeito e na própria SMDET, na área de melhoria do ambiente de negócios. A cerimônia de posse está marcada para dia 20 de março, no Paço Municipal. 

Perrone deixa como legado diversas metas alcançadas, como a redução recorde de tempo de abertura de empresas e o reconhecimento de Porto Alegre ser a melhor cidade para se investir do Brasil, de acordo com o Ãndice de Concorrência dos Municípios 2022 (ICM). “Quando assumi como secretário, em março de 2022, dei continuidade aos projetos do então secretário da pasta, Rodrigo Lorenzoni. Atribuo o sucesso dos resultados ao trabalho incansável desta gestão, que priorizou o desenvolvimento econômico e social como os primeiros vagões do trem, como diz o prefeito Melo", destaca Perrone.

Trajetória - Júlia Evangelista Tavares é advogada e foi presidente do IEE na gestão 2020-2021 e vice-presidente na gestão 2019-2020. Ela é pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela PUCRS. Participou do curso em Leadership for Young Leaders da Foundation Friederich – Naumann na Alemanha e do curso Atlas Think Tank Leadership Training- Atlas Network em NYC. A nova secretária da SMDET foi eleita pela Forbes em 2021 como uma das pessoas mais influentes do país com menos de 30 anos, na premiação Forbes Under 30. Além de secretária, Júlia é conselheira do IEE, vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre - ACPA, e fundadora e conselheira do Instituto Liberdade Econômica.

 

Manoela Tomasi

Andrea Brasil