Semana de Porto Alegre terá mais de 50 atividades virtuais

20/03/2021 08:38
GCS/PMPA
Programação Semana de Porto Alegre
A programação envolve, além da Cultura, as outras secretarias e autarquias do município

A tradicional Semana de Porto Alegre se reinventa devido a pandemia da Covid-19 e oferece uma extensa programação virtual em comemoração aos 249 anos da cidade. Serão mais de 50 atividades, como exibições cinematográficas, debates, apresentações de dança, lives literárias, entre outros. Os eventos marcam o início da programação que será realizada durante todo o ano, preparatória à celebração dos 250 anos da Capital gaúcha no ano que vem. As apresentações começam neste sábado, 20. O aniversário de Porto Alegre é comemorado no dia 26.

"Neste momento de aflição para todos nós, a celebração do aniversário da cidade serve para convocar a todos os Porto-alegrenses a buscarmos a superação dos problemas e marcarmos a retomada que virá certamente para as festividades dos 250 anos da nossa querida cidade" - Prefeito Sebastião Melo.

Para manter as restrições previstas para o Rio Grande do Sul e garantir a segurança da população, a Secretaria da Cultura convidou grupos artísticos e mobilizou as ferramentas disponíveis para possibilitar a comemoração, conforme explica o secretário Gunter Axt.

“Ainda que estejamos com saudade de andar nas ruas e encontrar amigos queridos, o momento nos pede responsabilidade. Faremos esses encontros virtuais para não deixar o aniversário de Porto Alegre passar em branco e valorizar a comunidade”, explica.

Grupos e instituições culturais que foram contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc foram convidados a promover ações virtuais. A ação contará como contrapartida ao benefício. Entre as ações estão a divulgação de curtas-metragens, oficinas e lives.

A programação envolve, além da Cultura, as outras secretarias e autarquias do município, que também preparam atividades e anúncios para celebrar a data.

Medalha da Cidade

A Medalha Cidade de Porto Alegre terá uma cerimônia de anúncio dos agraciados no dia 26 de março de forma também virtual e a entrega acontecerá quando houver condições sanitárias para isso. Instituída por decreto em 1977, o prêmio já foi entregue mais de 600 personalidades. Neste ano serão 26 indicados. São Pessoas que simbolizam a maioria dos movimentos que transformam a cidade por feitos que elas ou suas instituições representam.

Confira a programação completa.

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil