Semana Farroupilha terá formato virtual este ano

25/08/2021 12:33

  

Joel Vargas / PMPA
SEMANA FARROUPILHA
Acampamento com presença de público não ocorre este ano

O Acampamento Farroupilha não ocorrerá no formato presencial em razão da pandemia da Covid-19. A prefeitura, em parceria com a concessionária responsável pela gestão do Parque Harmonia, GAM 3 Parks, está organizando um modelo com transmissão on-line de 22 shows. A programação está prevista para ocorrer entre os dias 13 e 20 de setembro.

"O Acampamento Farroupilha é um dos mais importantes eventos da nossa cidade e do Rio Grande. Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, não será possível realizá-lo da maneira tradicional. De qualquer forma, está sendo feito um esforço enorme para que, de forma híbrida, possamos celebrar a data e nossa cultura" -  Prefeito Sebastião Melo.

Caso os protocolos sanitários mudem e sejam permitidas atividades ao vivo até a Semana Farroupilha, serão viabilizados espaços para shows com público no Parque Harmonia, respeitando o número máximo de pessoas. As transmissões on-line serão mantidas. “Criamos um grupo de trabalho com a coordenação do Elton Saldanha e estamos trabalhando com a administradora do parque para entregar uma programação de qualidade para que todos possam vivenciar a cultura gaúchaâ€, afirma o secretário municipal da Cultura, Gunter Axt.

Atrações – Até agora estão confirmadas as seguintes atrações: Os Fagundes, Shana Muller, Cristiano Quevedo, Tchê Barbaridade, Leonel Gomez, Jairo Lambari Fernandes, Gurias Gaúchas e Joca Martins. Também estarão presentes a patrona Liliana Cardoso e o Guardião Farroupilha, Edson Dutra. A apresentação das entidades culturais que representam a Comissão do Acampamento Farroupilha abrem as transmissões, indicando seis atrações, dentre elas declamações e danças, que darão seguimento à programação diária.

“Nosso sentimento é de realizar a melhor edição possível dentro da realidade que estamos vivendo. Contamos com o avanço da vacinação e, consequentemente, queda na transmissão do vírus para, quem sabe, oferecer novas possibilidades como um modelo que possa ter a presença de públicoâ€, afirma o diretor de negócios da GAM 3 Parks, Vinicius Garcia.

Além dos shows tradicionais e apresentações de entidades, a Semana Farroupilha deste ano conta, também, com uma websérie sobre a origem e o significado da Chama Crioula do Rio Grande do Sul. A série e o evento deste ano homenageiam o bicentenário de Anita Garibaldi, um dos maiores símbolos femininos do Brasil.

Sobre a Comissão: A coordenação geral dos festejos farroupilha voltou à Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. A comissão responsável pela organização e planejamento do evento tem Elton Saldanha como presidente. Também fazem parte da comissão a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade; GAM 3 Parks; Associação dos Acampados da Estância do Harmonia; Movimento Tradicionalista Gaúcho; Primeira Região Tradicionalista; Associação dos Piquetes do Parque da Estância da Harmonia e do Estado do Rio Grande do Sul; representantes de órgãos e entidades, como a Brigada Militar, Polícia Civil e Ordem dos Advogados do Brasil.

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça