Seminário alinha boas práticas para efetuar mais entregas e qualificar a gestão

14/08/2021 17:54
Giulian Serafim/ PMPA
EXECUTIVO
Gestores apresentaram suas ações realizadas nos seis primeiros meses e os planos futuros de governo

A prefeitura da Capital realizou na manhã e tarde deste sábado, 14, o Seminário de Gestão “Mais Porto Alegre”, no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), prédio 40. 

O evento, em formato híbrido (presencial e on-line), teve a audiência de cerca de 500 pessoas e foi o primeiro seminário interno organizado pela atual gestão, com a coordenação do Gabinete de Comunicação Social (GCS). O objetivo da reunião foi alinhar

Divulgação/PMPA
Marca
Foi apresentada a nova marca de governo: Prefeitura de Porto Alegre – Mais Cidade, Mais Vida

a estratégia, valorizar as boas práticas e reforçar a necessidade de promover as entregas que a população espera dos gestores municipais. Na ocasião, foi apresentada a nova marca de governo: Prefeitura de Porto Alegre – Mais Cidade, Mais Vida. 

A programação foi dividida conforme os quatro eixos da gestão (Gestão, Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social) e contou com falas de todos os secretários e responsáveis pelos órgãos indiretos, que apresentaram suas entregas nos seis primeiros meses e ações futuras de governo. 

“Não podemos esquecer que nosso foco são as pessoas. Somos servidores, seja eleitos democraticamente, de carreira ou em cargos de confiança. Temos que trabalhar para fazer as entregas que esperam da gente. Porto Alegre tem pressa, e nós, que fazemos a gestão da cidade, temos que ter consciência disso, estar alinhados e engajados nesse propósito” - Prefeito Sebastião Melo. 

O prefeito fez uma reflexão sobre as entregas do governo, agradecendo a parceria dos vereadores, e elencou os desafios a serem enfrentados. “Respeitamos as gestões anteriores, mas nosso governo veio pra fazer diferente. Vamos mudar, mas não por decreto e, sim, pelo diálogo e convencimento. Foi para isso que o povo nos escolheu neste momento tão difícil. Fomos eleitos para sermos os timoneiros da retomada econômica de nossa cidade, para mudar o que tem que ser mudado. Esses seis meses já sinalizam que estamos no rumo”, destacou.   

Alex Rocha / PMPA
EXECUTIVO
Em formato híbrido (presencial e on-line), evento teve a audiência de aproximadamente 500 pessoas

Desburocratização foi um dos principais assuntos tratados no evento. O vice-prefeito Ricardo Gomes ressaltou que uma das missões da atual gestão é combater o excesso de burocracia, promover a liberdade econômica e fomentar a geração de emprego na Capital. “Temos 69 mil desempregados e não podemos nos acomodar com essa realidade. Vamos trabalhar incansavelmente para mudar isso, facilitar a vida das pessoas para que levem comida pra casa. O desenvolvimento econômico é geração de oportunidades para as pessoas prosperarem. Reduzir a burocracia é um dos caminhos neste governo onde o liberal e social caminham juntos”, declarou.  

O seminário de gestão contou com a palestra de um convidado. O gaúcho Paulo Uebel, ex-secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, falou sobre o tema A Porto Alegre que Queremos. “Qual o legado que essa gestão vai deixar? Eficiência operacional é importante, mas não deixa legado. O que deixa legado é uma cidade mais cidadã, mais aberta. Focar no que vai mudar a vida das pessoas e acredito que essa gestão está trilhando um bom caminho nesse sentido”, declarou o palestrante.

Os momentos culturais do evento ficaram a cargo de Guaíra Soares, que fez a abertura musical, com canções marcantes da cidade, e esquete do Guri de Uruguaiana, no intervalo entre os turnos. No encerramento, o vice-prefeito Ricardo Gomes abordou a temática Obrigado por Empreender em Porto Alegre, e o prefeito Sebastião Melo comentou sobre o conceito da gestão na palestra A Cidade Tem Pressa.

Clique aqui e acesse a apresentação com as entregas e ações futuras das secretarias do município.

  

 

Lucas Barroso e Fabiana Kloeckner

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes