Servidores participam de palestra sobre a nova lei de licitações
Mais de 200 servidores municipais participaram, nesta segunda-feira, 28, de um encontro sobre licitações eficientes e inovadoras no Auditório da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal (Aiamu). O prefeito Sebastião Melo esteve presente na abertura da palestra, que foi ministrada pela diretora da Central de Compras da União e integrante do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Lara Brainer.
“A gestão pública se reinventa a cada dia. O mundo mudou e a gente precisa ter essa consciência. Agora, estamos vivendo o período de transição de uma lei para outra, sempre lembrando que é necessário inovar em todas as frentes. Inovar é encurtar caminhos e também é fazer com segurança”, afirma o prefeito.
O secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, ressalta que é importante reforçar sempre esta parceria e integração com o governo federal em busca de diferentes experiências de inovação. “A vinda da Lara serve de inspiração para nossos servidores. Tivemos a apresentação de três cases de sucesso: Facilities, MobGov e o Almoxarifado Virtual, que podem vir a ser implementados na Prefeitura de Porto Alegre para modernizar ainda mais a nossa gestão”, observa.
Lara veio de Brasília exclusivamente para o evento, a convite da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio. “Gostaria de destacar a importância deste encontro, não somente para divulgar e ampliar o conhecimento, mas pela aproximação com os estados e municípios. Quero parabenizar Porto Alegre, que foi a primeira cidade que organizou a vinda da Central de Compras ao Sul do país, buscando trazer conteúdo sobre a nova Lei de Licitações e os projetos inovadores”, diz Lara, responsável por coordenar uma das quatro maiores centrais de compras do mundo.
Almoxarifado Virtual - Entre os destaques da apresentação da diretora, o Almoxarifado Virtual, pensado para as empresas e instituições não terem mais estoque e otimizarem suas compras de material de consumo administrativo com um serviço de fornecimento 100% informatizado e moderno, garantindo menor preço, transparência e controle. “Além da economia de 79% em comparação às formas tradicionais de compra, o material é entregue nas grandes capitais de sete dias a 14 dias”, completa Lara.
Estiveram também presentes, secretários municipais, diretores, o presidente da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, Johnny Bertoletti Racic, a diretora de Licitação e Contratos da prefeitura, Leticia Novello Cezarotto, e o diretor de Patrimônio, Tomás Holmer.
Lissandra Mendonça