Prefeitura divulga primeiro balanço da Campanha do Agasalho e do Alimento 2022

02/06/2022 11:00
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Lançamento da Campanha foi antecipado e ocorreu em 10 de maio

Com a chegada do frio, a Campanha do Agasalho e do Alimento 2022 foi antecipada e lançada em 10 de maio, com início da coleta das doações e operação da triagem de agasalhos no dia 18 de maio no Ginásio Tesourinha. Ao todo, foram entregues mais de 30 mil peças em condições de uso. 

A ação deste ano é focada na qualidade dos vestuários arrecadados e na agilidade da entrega para as pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. O atendimento ocorre através de solicitações por entidades cadastradas junto à Fasc e pelas ações do Gabinete Itinerante da primeira-dama, que vai nas comunidades que não possuem cadastro.
 
Algumas pessoas fazem o descarte de agasalhos rasgados, sujos, estragados, que impossibilitam vestir os que necessitam de uma roupa que aqueça neste inverno. Porém, neste ano com ênfase na qualidade do agasalho e com a sensibilidade da população porto-alegrense, este primeiro mês de Campanha contou com números positivos. 

Números da campanha - Do total de agasalhos doados e triados, foram entregues 6.542 peças de roupas de inverno femininas, 3.311 masculinas, 2.620 infantis, 831 para bebês, 1.329 pares de calçados femininos, 713 masculinos e 205 infantis. Também foram distribuídas roupas íntimas masculinas e femininas, meias, toucas, mantas, dentre outros acessórios, que totalizam 6.101 vestuários, além de 357 cobertores e 743 peças de cama.

Em relação a 2021, neste ano observou-se um grande aumento nas doações de inverno, porém roupas de verão seguem sendo destinadas ao centro de triagem neste período de frio. Em março, foram destinadas 4.771 peças de verão femininas, 2.663 masculinas e 175 infantis para essas famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.

Os números de arrecadações de alimentos estão abaixo do ano passado. Neste mês, foram recolhidos 892 kg de alimentos não perecíveis, sendo que em 2021, neste mesmo período durante a pandemia, foram 3.060 kg. A primeira-dama Valéria Leopoldino faz um apelo para a população. "Fica o meu agradecimento ao nosso povo que sensibilizou e está ajudando a aquecer estes irmãos que realmente necessitam destes agasalhos. Porém, quero fazer um apelo para a importância de doações de alimentos, pois estamos lidando com a fome, que ainda é uma realidade na nossa sociedade.â€Â 

Os dados completos e os pontos de coleta da Campanha do Agasalho e do Alimento 2022 estão disponíveis aqui.

 

 

agasalho

 

Marcelo Noms

Lissandra Mendonça