Prefeitura levará mutirão de serviços aos moradores do Loteamento Irmãos Maristas
O Gabinete da Primeira-dama promove nesta sexta-feira, 8, das 9h às 14h, mutirão de serviços, em parceria com o Governo do Estado e outras entidades, na comunidade do Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Mário Quintana. A Ação Cidadão oferecerá cadastramento e atendimento a famílias que necessitam de donativos, como brinquedos, alimentos e materiais de higiene pessoal. Confira abaixo os serviços que estarão disponíveis.
A primeira-dama Valéria Leopoldino explica que o projeto do Gabinete Itinerante realiza ações sociais para atender famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade social, mapeando regiões que necessitam de apoio e amparo social. “O principal mote das nossas ações é aproximar o poder público da população que necessita de amparo e carinho especial. Queremos proporcionar uma qualidade de vida para estas pessoas que vivem na comunidade Maristas e em tantas outras da Capital” concluiu.
O evento será aberto ao público e poderá ser transferido em caso de chuva.
Serviços que serão oferecidos:
Social - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social prestará informações e orientações de como proceder em casos de violência contra a mulher, pessoa idosa, racismo, LGBTfobia e outras violações de direitos.
Saúde - A Unidade Móvel do Fique Sabendo, da Secretaria Municipal de Saúde, estará dando orientações sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), testes de gravidez, além de testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites virais.
Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá instruir as crianças sobre deslocamentos seguros e a utilização de equipamentos de segurança em veículos como bicicletas, skate e orientar pedestres idosos, que são atualmente as maiores vítimas por atropelamentos fatais no trânsito de Porto Alegre.
Emprego - O Sine Municipal estará presente na ação levando seu serviço de intermediação de mão de obra.
Título eleitoral - O TRE-RS estará presente na ação para fazer novos títulos, revisões, transferências e regularização da situação eleitoral dos moradores do local.
Violência - O Ministério Público do Rio Grande do Sul estará orientando a comunidade sobre temas como violência doméstica, infância e juventude.
Documentos - O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul estará encaminhando documentação de identidade.
Andrea Brasil