Artigo: Um ano de muita solidariedade

27/05/2019 10:50

O POA Solidária completa um ano celebrando as conquistas e o fortalecimento da cultura do voluntariado, por meio do engajamento dos cidadãos em projetos transformadores do município nas áreas de saúde e educação, promovendo a responsabilidade compartilhada da sociedade civil, das empresas e do poder público.

Liderado por solidárias e funcionários públicos engajados e coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais, o POA Solidária captou R$ 3.422.247,82 em doações de equipamentos e serviços, sem passarem pelos cofres da prefeitura. Com isso, viabiliza projetos municipais que estão melhorando a qualidade de vida de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

O POA Solidária entregou aos porto-alegrenses uma unidade móvel de saúde, que realizou 5 mil atendimentos em sete meses em locais de difícil acesso. As solidárias captaram, em doações para o Hospital Materno-Infantil, por meio da associação dos amigos do HMIPV, 501 espaçadores que auxiliam as crianças com problemas respiratórios; um venoscópio para localizar as veias dos bebês, que desde setembro reduziu em 45% o número de acessos centrais; um berço aquecido, que atendeu 1,2 mil bebês desde novembro; dois monitores multiparamétricos para as salas de cirurgia e um raio X. Na área da educação, recebeu a doação da plataforma digital Elefante Letrado, que está sendo usada por 10 escolas da rede municipal, com resultados significativos na competência de leitura.

E a adoção da Escola Nossa Senhora de Fátima na Bom Jesus, com a doação de 83 chromebooks, que estão dando acesso às plataformas de ensino para 703 alunos. O POA Solidária não se resume apenas à doação de bens, criando condições para que qualquer pessoa possa se engajar nas campanhas para que os projetos se concretizem e tenham continuidade, sustentabilidade, meta definida, credibilidade e transparência.

É uma conscientização de que uma cidade melhor para se viver se constrói juntos, com as inegáveis responsabilidades do poder público, mas também com a colaboração e participação da sociedade civil. Parabéns, POA Solidária.

Gustavo Paim
Vice-prefeito e secretário de Relações Institucionais


*Artigo originalmente publicado no jornal Zero Hora de 27 de maio de 2019.

 

Fabiana Kloeckner