Medidas anunciadas para intensificar vacinação contra Covid-19 ocorrem a partir desta quinta

16/09/2021 08:41
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Ricardo Gomes apresentou estudo que identifica quem são e onde estão moradores que ainda não buscaram a vacina

O prefeito em exercício Ricardo Gomes anunciou, na tarde dessa quarta-feira, 15, dez ações que serão adotadas pela prefeitura para intensificar a vacinação na Capital a partir desta quinta-feira, 16. As medidas surgiram após um estudo inédito de georreferenciamento realizado pelo município, que mostra onde está a população vacinável que ainda não tomou a primeira dose ou dose única contra a Covid-19.

Segundo o Vacinômetro, 95% dos porto-alegrenses vacináveis estão com a imunização completa ou parcialmente. O estudo tem o objetivo de analisar quem são e onde estão os 5% (57.638 pessoas) que ainda não buscaram o serviço. A equipe da prefeitura cruzou os dados da vacinação com o Cadastro Único (CadÚnico) e identificou que 66% da população vacinável não imunizada está registrada no sistema de programas sociais.

“É uma parcela de moradores em situação de vulnerabilidade social inscrita em algum programa social do governo, como o Bolsa Família”, explica o prefeito em exercício. Segundo Gomes, a abstenção da primeira dose chega a 25% da população vacinável inscrita no CadÚnico. Considerada a parcela de cidadãos fora do cadastro, a abstenção é 2%.

Bairros - A pesquisa por georreferenciamento levantou os bairros onde estão os não vacinados em Porto Alegre. No ranking dos dez locais com mais pessoas vacináveis não imunizadas estão: Restinga (9%), Lomba do Pinheiro (6,2%), Santana (5,2%), Sarandi (5%), Santa Tereza  (4,6%), Santa Rosa de Lima (4,1%), Mário Quintana (3,4%), Bom Jesus (3,3%), Patenon (2,8%) e Morro Santana (2,8%). Estes bairros concentram 47% dos não vacinados.

De acordo com o prefeito em exercício, as medidas foram desenvolvidas com base em quatro pilares: estratégias regionalizadas, políticas públicas orientadas por evidências, atenção aos mais vulneráveis e fortalecimento das redes de comunicação locais. “Os porto-alegrenses disseram “sim” à vacinação, já que, até o momento, nossas campanhas tiveram sucesso, alcançando resultados melhores que países desenvolvidos, como a Dinarmarca. É dever da prefeitura, através de busca ativa, levar a vacina aos mais vulneráveis”, afirma Gomes.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, ressalta a importância do reforço do Rolê da Vacina. “Esse conjunto de ações é voltado para as pessoas que gostariam, mas que até agora, por um motivo ou outro, não conseguiram se vacinar. Queremos facilitar o acesso à vacina e esperamos que a população não imunizada aproveite a oportunidade", completa.

Confira as dez medidas a serem adotadas a partir desta quinta-feira:

Ampliação da rede com vacinas D1, D2 e D3. Aumento de 11 para 57 locais de vacinação, entre elas: 25 unidades, 19 farmácias e dois drive thrus, iniciando nesta quinta-feira, 16.

Ampliação do terceiro turno de vacinação: de quatro para 30 unidades, tendo pelo menos uma unidade em cada bairro prioritário.

Nova unidade Mercado Público, no Largo Glênio Peres. Funcionamento nesta quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, das 9h às 17h. A partir de semana que vem das 13h às 19h.

Parceria com os aplicativos de transporte. R$ 300 mil em vouchers de viagem com distribuição pelas entidades de assistência social, a partir da próxima semana.

Unidade móvel nos bairros: os locais serão divulgados no portal oficial e redes sociais da prefeitura, pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156.

Dia Nacional da Multivacinação - previsto para o dia 2 de outubro uma ação especial nos bairros prioritários com linhas circulares de ônibus gratuito que irão levar os moradores aos pontos de vacinação.

Redução no intervalo da Pfizer de dez para oito semanas (em andamento).

Vacinação de adolescentes, baixando para 15 anos a partir de quinta-feira, 16.

Dose 3 para 70 anos ou mais com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses (em andamento).

Retomada dos drive-thrus: Barra Shopping Sul e Bourbon Wallig, das 9h às 17h.

 

Manoela Tomasi

Andrea Brasil