Prefeitura faz homenagem a desportistas no Dia Nacional do Atleta Paralímpico
A Prefeitura de Porto Alegre homenageou, na tarde desta quarta-feira, 22, no Dia Nacional do Atleta Paralímpico, os desportistas que participaram de competições representando o Rio Grande do Sul desde a década de 70 até os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ao todo, 18 atletas estiveram no Paço Municipal para receber certificados e aplausos pelas disputas.
A data simbólica relembra também o dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. De acordo com o vice-prefeito Ricardo Gomes, é um momento de reconhecer não apenas o esforço dos atletas, mas também a superação de cada um. “O poder público deve incentivar ainda mais o esporte para todos. Esta homenagem é um agradecimento por nos mostrarem que sempre é possível superar nossas dificuldades, com esforço e dedicação”, afirmou o vice.
O Estado conquistou oito medalhas no Japão nas Paralimpíadas. A nadadora Maria Carolina Santiago levou cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. O jogador de futebol cinco, Ricardinho Alves, conquistou uma medalha de ouro; o maratonista Alex Pires levou a medalha de prata; e Jovane Guissone foi prata na esgrima.
Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antonio Carlos Pereira, o Kiko, mais que incentivar o esporte, a prefeitura se sente extremamente bem representada. “É de extrema importância homenagearmos o passado, o presente e, principalmente, o futuro dos nossos paratletas, assim como o imenso legado que eles deixam para nossa sociedade”, comentou Kiko.
Participaram do evento também a coordenadora do Paradesporto da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Liza Cenci, o secretário adjunto de Desenvolvimento, Paulo Brum, e representantes de clubes gaúchos.
Lissandra Mendonça