Prefeitura lança edital de credenciamento de instituições financeiras para operar microcrédito

22/07/2021 17:51
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Reunião na SMDET definiu os últimos detalhes para o projeto de cooperação

A Prefeitura de Porto Alegre lança nesta sexta-feira, 23, o edital que credencia instituições financeiras para operar microcrédito na Capital. O objetivo do município é começar a movimentar o mercado que atende o microempreendedor que, estatisticamente, tem dificuldade de retirar empréstimos por não preencher requisitos comuns. 

O edital consiste em um projeto de cooperação e desenvolvimento do microcrédito local, entre as instituições e a prefeitura. As instituições financeiras irão oferecer o serviço para este nicho e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) informará a presença das organizações para a população e fornecerá estudos técnicos de georreferenciamento do empreendedorismo. Pesquisa apresentada na semana passada mostra que existem 218 mil empreendedores em Porto Alegre, sendo 179 mil por conta própria, dados importantes para tomadas de decisão de empresas, por exemplo.

De acordo com o diretor de Microcrédito e Empreendedorismo da SMDET, Felipe Garcia, praticamente um terço dos empreendedores chefes de domicílio que solicitaram empréstimo em 2020 tiveram o pedido negado. “Queremos fazer com que as instituições financeiras tenham interesse em atender este mercado que precisa investir no seu pequeno negócio e tem pouco acesso a recursos”, enfatiza. 

As instituições interessadas devem acessar o edital neste link e enviar documentação necessária para avaliação. O edital tem duração de um ano, podendo ser prorrogado nos mesmos termos.

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes