Vice Ricardo Gomes palestra sobre Judiciário no 36° Fórum da Liberdade

14/04/2023 16:59
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Evento reuniu autoridades e convidados durante dois dias na PUCRS, em Porto Alegre

O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, foi um dos convidados para abrir o primeiro painel do segundo dia do 36° Fórum da Liberdade, nesta sexta-feira, 14, no Centro de Eventos da PUCRS. Ao lado do deputado federal Marcel van Hattem e do jornalista Leandro Narloch, Ricardo falou sobre o atual cenário do Poder Judiciário, com o tema “Cortem as cabeças. Brasil: Império da lei ou o império do homem?”.

“A história do liberalismo é de submeter o poder ao direito e o exercício do estado à lei. Nós já passamos da fase do ativismo judicial no Brasil. Estamos na fase da ditadura do Poder Pudiciário. Nosso problema é a ausência do Estado de Direito, do devido processo legal, de liberdade de expressão”, começou Gomes, que já foi presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), realizador do evento. 

Após relacionar a história da justiça e liberdade da Inglaterra e Estados Unidos, o vice citou a cronologia de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que considera inconstitucionais, ocorridas nos últimos anos no Brasil. “Se há um poder supremo no país, rasguemos a ideia de estado de direito, que diz que todo poder emana do povo, mas que esse poder é controlado pela lei.”

O Fórum da Liberdade encerra nesta sexta-feira. O evento é realizado pelo IEE, reunindo autoridades e convidados durante dois dias na Capital. 

 

Manoela Tomasi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes