Evento promovido pela PGM debate estilo startup na gestão pública

06/03/2020 09:20

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) recebeu, nessa quinta-feira, 5, o professor do mestrado profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos, Éderson Garin Porto, para falar sobre: Estilo Startup: como a Administração Pública pode se inspirar em modelos inovadores. A palestra é uma iniciativa do Centro de Estudos de Direito Municipal (Cedim) da PGM e reuniu servidores e convidados no auditório da Escola de Gestão Pública (EGP). 

Na abertura do evento, o procurador-geral do Município, Nelson Marisco, destacou a importância da discussão de temas e matérias atuais, que são tendências na área do direito e influenciam no cotidiano do trabalho na Procuradoria. “Estamos plantando sementes de inovações tecnológicas e administrativas na PGM, com o intuito de agilizar e melhorar processos, qualificando o atendimento prestado à administração pública municipal”, afirma.

O painel também contou com a presença do procurador-chefe da Procuradoria de Pessoal Estatutário (PPE) e coordenador do Centro de Estudos de Direito Municipal (Cedim), Rafael Vincente Ramos. Embasada nos livros de Eric Ries, Estilo Startup e Startup enxuta, Porto apresentou o conceito de Startup, segundo Ries, que é uma instituição humana desenvolvida para criar um novo produto ou serviço sob condições incerta. “O jeito startup é buscar maior eficiência nos processos e no desenvolvimento de projetos ou produtos. O segredo do processo é errar e aprender rápido para poder implantar as ideias no menor tempo possível com a menor utilização de recursos”, declara Porto. 

Em sua palestra, ele destacou também que qualquer pessoa pode ser empreendedor, pois empreender é gestão e aprendizagem, por meio de validação, abreviando caminhos até a solução desejada. “Por isso, no estilo startup, o fracasso é muito importante e valorizado, pois é por meio dele que se aprende, aperfeiçoa ou se altera o caminho a ser percorrido. Startup é igual a experimento e por isso não pode haver perda de tempo e de recursos”, avalia. 

Ao final da palestra, o professor disponibilizou o livro Manual Jurídico da Startup: como criar e desenvolver projetos inovadores com segurança para pesquisa na Biblioteca da PGM.  

 

 

Denise Righi

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes