PGM homenageia ex-procuradores-gerais
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 22, ato de inclusão das fotografias de Nelson Nemo Franchini Marisco (agosto 2019 a abril 2020) e Carlos Eduardo da Silveira (gestão abril a dezembro de 2020) na galeria de fotos dos procuradores-gerais do Município, que retrata a memória da PGM. Ambos são procuradores de carreira do Município de Porto Alegre.
A homenagem contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Gomes, que ressaltou a importância da Procuradoria para a cidade. “A PGM é uma instituição de estado, e não de governo, e com isso garante a continuidade administrativa necessária para a gestão da cidade entre diferentes administrações. Uma procuradoria que tem uma parede como essa, com esse quadro de procuradores-gerais, e que conta com profissionais de carreira tão qualificados, terá sempre um papel fundamental para a evolução da cidade, atuando no combate à corrupção, em prol da transparência dos atos administrativos e oferecendo o suporte necessário a uma boa gestão do Município”, disse o vice-prefeito.
Em sua manifestação, o atual procurador-geral do Município, Roberto Silva da Rocha, falou sobre o fortalecimento da instituição e lembrou que vários quadros dos governos municipal e estadual são oriundos da Procuradoria. “Nossa casa forma lideranças, profissionais capacitados. Somos formados por servidores de carreira que têm compromisso em ajudar a gestão no trabalho para melhorar permanentemente a cidade. Ao longo de nossa história, conseguimos fortalecer nossa instituição e ter o reconhecimento de diferentes gestões, que confirmaram isso ao escolherem procuradores de carreira para assumirem a condução da PGM. Nossa missão é dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui e melhorar o que estiver ao nosso alcance, disse Rocha.
Procurador municipal há 20 anos, o ex-procurador-geral Nelson Marisco agradeceu aos colegas que o auxiliaram na condução da Casa e falou sobre a honra de ter comandado a PGM. Carlos Eduardo da Silveira destacou o período difícil vivido durante a pandemia de Covid-19, a importância da PGM na condução das políticas públicas e no enfrentamento à pandemia. Lembrou também das necessidades de adaptação para a administração pública. “Para fazer frente à calamidade pública, colocamos em prática conceitos de direito administrativo que até então nunca tínhamos utilizado”, ressaltou.
Também participaram do evento o ex-prefeito Nelson Marchezan Júnior, o vereador Ramiro Rosário, secretários do Estado e do Município, representantes da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul (Ajuris), da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal e da OAB/RS.
Gilmar Martins