Prefeitura conclui maior regularização fundiária da Capital

18/12/2025 10:03

Foram finalizados os trabalhos da maior regularização fundiária de Porto Alegre, realizada no loteamento Quinta do Portal, na Lomba do Pinheiro. A quinta e última grande entrega de matrículas a moradores do loteamento foi realizada na noite de quarta-feira, 17. Ao todo, 556 lotes no Quinta do Portal foram regularizados pelo Escritório de Regularização Fundiária (E-Reurb) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), beneficiando cerca de 2,2 mil pessoas.

Com área de 36,5 hectares, o Quinta do Portal teve início na década de 1980 como um loteamento clandestino. Nesta quarta-feira, foram entregues 152 títulos de propriedade. “Somos uma turma de sonhadores, que há anos lutam por água, luz, saneamento. E hoje, a PGM entrega nossa matrícula. Nossa garantia de que nosso sacrifício, nossa luta não foi em vão”, comemorou a moradora Iara Ribas.

Durante este ano, a prefeitura regularizou mais de 1,6 mil lotes em 33 núcleos urbanos informais. “Regularizar um loteamento deste tamanho é sempre um desafio, que envolve situações diversas e muita complexidade. Encerramos com sucesso esta etapa, mas sempre estaremos ao lado dos moradores, que podem nos procurar para ajustes ou encaminhamentos necessários”, disse a diretora do E-Reurb, Simone Somensi.

Ajuda da tecnologia - O trabalho de regularização fundiária na Capital foi impulsionado pela ferramenta Reurb Digital, que integra os esforços de modernização e inovação da PGM. Com a plataforma, todo o procedimento de regularização fundiária passou a ser feito de forma eletrônica, inclusive a coleta de documentos dos moradores. A ferramenta garantiu maior agilidade, controle e transparência dos procedimentos.

 

Sandra Denardin

Andrea Brasil