Atualizações no sistema de informações hospitalares do HPS permitem agilidade no atendimento
Prescrições e registros de atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS) já podem ser feitos digitalmente pelo novo Sistema de Informações Hospitalares (Siho). A plataforma, atualizada em maio pela Procempa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agrega agilidade e segurança ao atendimento aos pacientes internados.
A atualização permite registrar a evolução clínica dos pacientes, solicitar transfusões e transferências, indicar alertas e prescrever medicamentos eletronicamente, além de reunir informações acessíveis às equipes do hospital.
Segundo o analista da Procempa, Douglas Aguiar, a proposta central da atualização é entregar aos profissionais de saúde uma ferramenta mais eficaz e adaptada à realidade do atendimento hospitalar. “Ao desenvolver o sistema, buscamos compreender as rotinas e necessidades das equipes para criar soluções que facilitem o trabalho diário e ampliem as possibilidades de atuação. A tecnologia deve estar a serviço do cuidado, garantindo mais agilidade, integração de informações e suporte à tomada de decisão clínica”, afirma Douglas.
Entre as novas funcionalidades, a enfermeira Núbia Delazeri, do Núcleo Interno de Regulação do HPS, destaca a possibilidade de alerta de casos de alergia a medicamentos, por exemplo. “Após o registro do primeiro atendimento, caso haja a prescrição de um medicamento para o qual o paciente é alérgico, o próprio sistema emite um alerta”, explica. Núbia enfatiza que a construção das novas funcionalidades foi feita em conjunto com os profissionais, o que resultou em um sistema mais dinâmico, intuitivo e rápido para qualificar as necessidades diárias das equipes do hospital.
A funcionalidade de prescrição de medicamentos já vinha sendo testada desde 2024 na unidade pediátrica do HPS. Outras instituições, como o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), também já iniciaram o uso de algumas funcionalidades.
Sobre o Siho - Em funcionamento desde 2002 nos hospitais de pronto atendimento de Porto Alegre, o Siho é o sistema de prontuário eletrônico utilizado pela rede municipal. A nova versão está sendo implantada de forma gradual, com atualizações periódicas das ferramentas para manter a continuidade dos serviços e permitir a adaptação dos profissionais de saúde às novas funcionalidades. O desenvolvimento do sistema conta com a participação ativa desses profissionais, que colaboram com o time técnico da Procempa no levantamento de demandas e na definição de melhorias com base nas rotinas de trabalho.
Andrea Brasil