Boas práticas de governança em estatais são tema de evento na Procempa

20/10/2021 09:05

O Procempa Network realizado nessa terça-feira, 19, contou com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, e do diretor de Administração e Finanças da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias do Ministério da Infraestrutura, Márcio Medeiros. O evento é realizado para os funcionários da Procempa com o objetivo de ampliar o relacionamento dos profissionais da companhia com o mercado, conhecendo cases e boas práticas.

Nessa edição, os temas abordados foram o Case de Implementação de Governança na Valec e Boas Práticas de Governança em Estatais. Nardes destacou a importância da estruturação da governança, especialmente nas estatais, como um recurso que contribui para a execução da estratégia de negócio, sua sustentabilidade e alinhamento com o propósito. Reforçou também que episódios de desorganização dessas estruturas, que podem atuar por longos períodos sem monitoramento ou indicadores de produtividade, levam a grandes perdas financeiras, econômicas e reputacionais. “Discutir temas como esse é crucial para mantermos viva dentro das companhia o entendimento de que é preciso garantir que os esforços estejam sendo destinados à sociedade, ao bom uso do recurso público”, reforçou Nardes.

Medeiros trouxe um panorama sobre a evolução do tema da governança ao longo dos anos e o quanto as empresas evoluíram no entendimento das suas atuações, incluindo o foco na sustentabilidade não somente do negócio como no contexto social no qual estão inseridas e o propósito da entidade.

O evento também contou com a participação da Secretaria Municipal da Transparência e apoio da Rede Governança Brasil.

 

Liana Rigon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes