Comitiva da prefeitura visita Belo Horizonte para conhecer Programa de Inclusão Digital

11/01/2023 15:44

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), o Demhab e a Defesa Civil visitaram Belo Horizonte, nesta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, para conhecer o programa de inclusão digital da cidade, premiado no ano passado no Smart City Expo Latam, um dos mais importantes prêmios de cidades inteligentes da América Latina, reconhecendo o impacto positivo do programa na sociedade.

A comitiva assistiu a uma apresentação explicando como foi o desenvolvimento e a execução do programa, além de visitar às áreas em que ele foi implementado, como o Morro do Querosene e a Vila Felicidade. "Para nós, é uma grande felicidade estarmos estruturando este projeto, com a oportunidade de conhecer e ter os melhores exemplos como base e inspiração. Garantir o acesso à internet e a tecnologia é dar oportunidade, com dignidade e protagonismo digital ao cidadão", afirma a presidente da Procempa, Leticia Batistela.

O Programa de Inclusão Digital de Belo Horizonte foi executado pela prefeitura em parceria com a empresa de tecnologia da informação da cidade, a Prodabel, e garantiu a implementação de internet gratuita em todas as 218 vilas e favelas da cidade, alcançando mais de 400 mil moradores, além de fornecer formação e capacitação em Tecnologia da Informação. 

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, André Machado, também esteve na capital mineira. "Estamos muito empolgados com esta parceria com a Procempa e com os efeitos que o ingresso de verdade das comunidades no mundo digital irá causar no cotidiano de cada uma delas. Destaco ainda o enorme aprendizado que tivemos sobre as ações em áreas de risco, um desafio que irá crescer em Porto Alegre com a coordenação da nossa Defesa Civil", ressalta André.

A oportunidade serve como aprendizado para o Programa de Inclusão Digital que está sendo estruturado em Porto Alegre pela prefeitura e Procempa, englobando iniciativas já existentes como o Wi-Fi nas escolas, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), Wi-Fi em loteamentos com o Demhab. É o caso também do fomento a Territórios Inovadores, iniciativa do Pacto Alegre, Procempa, Gabinete da Inovação, Tecnopuc, Sebrae e L8, visando disponibilizar internet de qualidade em três locais identificados com o menor IDH da cidade e fomentar o empreendedorismo local em comunidades carentes de Porto Alegre.

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Cristiano Vieira