Inovação aberta na Procempa permite respostas rápidas a desafios da cidade
Colocado em prática neste ano, o Procempa OpenLab é o primeiro programa de inovação aberta da companhia. A partir dele, a Procempa e parceiros aplicam técnicas e ferramentas da tecnologia para criar soluções inovadoras, reduzindo o tempo de resposta aos desafios tecnológicos atuais de Porto Alegre.
Em sua primeira edição, estão sendo executados três projetos-piloto em parceria com startups, com foco no cidadão e no uso inteligente de dados para a tomada de decisões no serviço público - nas áreas da saúde, mapeamento de conhecimento e centralização de dados urbanos. O objetivo é resolver obstáculos locais, melhorando processos e entrega.
"O OpenLab é um exemplo concreto de como a inovação pode ser colocada a serviço do cidadão. Ao adotarmos a inovação aberta, fortalecemos nossa conexão com o ecossistema de startups, universidades e parceiros estratégicos, incorporando soluções tecnológicas mais eficientes e próximas das necessidades dos porto-alegrenses", ressalta a presidente da Procempa, Débora Roesler.
Trajetória - O Procempa OpenLab foi lançado em outubro de 2024. Obteve 43 propostas inscritas. Destas, nove foram selecionadas para um Pitch Day em fevereiro de 2025, momento em que as startups apresentaram suas soluções à banca avaliadora da Procempa.
As três startups selecionadas iniciaram a execução dos projetos-piloto em junho, acompanhadas por equipes da Procempa. Em setembro, duas soluções foram apresentadas no Demo Day, com as ferramentas já disponíveis para aplicação. Um terceiro desafio ainda está em desenvolvimento.
"Além de resolver problemas da cidade, a experiência com inovação aberta aprimora nossa forma de atuar com o ecossistema de startups e de inovação como um todo, torna o negócio mais ágil, mais assertivo e com a diversidade de soluções que a evolução tecnológica exige", afirma a supervisora do setor de Novos Negócios da Procempa, Liana Rigon.
Confira os desafios:
Desafio 1 - Voltado à Saúde. Este desafio prevê a extração e padronização automatizada de dados contidos em exames médicos nos formatos de arquivo PDF, JPG e PNG. Esta iniciativa permitirá integrar e estruturar dados de exames, possibilitando a elaboração de relatórios para apoio à tomada de decisões pela gestão pública.
A startup paranaense Wise Intelligence foi a selecionada para este desafio. “É um privilégio podermos colaborar com a melhoria da prestação de serviços de saúde, propiciando mais informações para o apoio na tomada de decisão relacionado às políticas públicas na área e impactando positivamente milhões de vidas”, ressalta o coordenador técnico da Wise, Christian Mendes.
Desafio 2 - Voltado ao mapeamento de conhecimento e expertise interna. Neste desafio, que vem de uma necessidade interna da companhia, procurou-se uma solução que pudesse extrair, armazenar, recuperar e compartilhar conhecimento relevante de modo eficiente. A iniciativa facilitará o acesso e a recuperação de informações e dados.
A startup paulista Baruk foi escolhida. “Nossa expectativa é validar uma solução que não apenas atenda às necessidades técnicas, mas que efetivamente contribua para a gestão e a valorização do conhecimento dentro da administração pública. É um privilégio poder cocriar com a Procempa”, destaca o diretor de operações da Baruk, Fabiano Goetze.
Desafio 3 - Voltado ao ConectaPoa. O desafio busca centralizar dados urbanos de diferentes fontes em uma única plataforma. Os dados são provenientes de ferramentas já existentes em Porto Alegre, como câmeras de monitoramento, estações meteorológicas, redes de wi-fi públicas e sistemas de radiocomunicação.
Esta ação permitirá acesso a um panorama dinâmico da cidade. A plataforma apoiará na resposta rápida da prefeitura aos alertas, no planejamento urbano e na melhoria da segurança e qualidade de vida dos cidadãos.
A NoLeak Defence, startup paulista foi selecionada. “Pretendemos validar e testar uma solução que proporcione à equipe da prefeitura uma visão macro sobre o que acontece na cidade, de maneira que possam acompanhar em tempo real e agir mais rapidamente”, explica o diretor-executivo da startup, Rafael Libardi.
Apresentação - A experiência da Procempa em inovação aberta já foi compartilhada em eventos nacionais de inovação e tecnologia. Em abril, foi apresentado em um painel no South Summit Brazil. No GovTech Summit, em maio, o time da Procempa apontou o papel da inovação na mudança de cultura da empresa. Em julho, a ação foi levada ao SmartGov Anciti, em Brasília.
Andrea Brasil


