Metodologia para desenvolvimento de projeto é alternativa para soluções inovadoras

24/02/2022 17:21

A Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), iniciou o processo de criação de um sistema para apoiar os processos de regularização fundiária. Este procedimento, que é um método ágil utilizado por empresas de tecnologia, se chama Inception.

A inception é o momento em que a empresa de tecnologia se reúne com seu cliente para ouvir as necessidades e expectativas quanto ao projeto de sistemo. Neste caso, a Procempa (por meio da fábrica de software) promoveu três dias de reunião com a SMHARF, para iniciar o projeto de sistema. 

O Sistema será composto de dois módulos, sendo duas interfaces, uma para a secretária e outra para o cidadão. Para a Secretaria, o sistema permitirá a gestão dos processos de regularização fundiária, receberá os pedidos do cidadão e tramitará os processos até a entrega das matrículas de imóvel. A interface disponível à população possibilitará que o residente da área em questão entre com um requerimento de regularização do local de moradia.

Para a diretora-técnica da Procempa, Débora Roesler, a Inception garante o êxito dos projetos de desenvolvimento de sistemas. “O investimento de tempo na fase inicial, de planejamento, interpretando a necessidade do cliente, garante que sejamos assertivos no desenvolvimento e certifica o sucesso do projeto”, destacou Débora.

A secretária adjunta da SMHARF, Simone Somensi, afirma que o processo de inception foi importante para entendimento tecnológico do sistema e para também expor o que a SMHARF espera do futuro portal. “Nossa ideia do sistema era geral, após realizar esses encontros com a Procempa, conseguimos ter exata dimensão do que precisamos. Agora o cidadão terá um instrumento de transparência e acesso a informação”, destacou Simone. 

Após a conclusão da inception, a fábrica de software consegue dimensionar o esforço necessário para desenvolver o sistema, definir o escopo de cada entrega e priorizar as histórias de acordo com a geração de valor para o trabalho do cliente. A Procempa seguirá acompanhando o processo juntamente com a SMHARF.

 

Ingrid Fraga

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes