Novo serviço no portal de licenciamento agiliza a certificação ambiental

23/08/2023 14:21

O Portal de Licenciamento, que já oferece diversos serviços on-line para empreendedores, agora conta com uma nova funcionalidade: a possibilidade de solicitar e acompanhar a Certificação em Sustentabilidade Ambiental.

A novidade foi desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Ela permite que empreendimentos que adotem práticas sustentáveis possam solicitar e acompanhar a certificação de forma rápida e fácil através do Portal.

A Certificação em Sustentabilidade Ambiental é um selo que atesta o cumprimento de critérios de sustentabilidade nas áreas de água, energia, resíduos e clima por parte do empreendimento. O selo pode ser concedido em quatro níveis: Diamante, Ouro, Prata ou Bronze, dependendo das ações e práticas implementadas. Empreendimentos certificados podem desfrutar de benefícios como incentivos urbanísticos e fiscais, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e a preservação dos recursos naturais.

Para solicitar a certificação, basta acessar o Portal de Licenciamento, preencher o formulário on-line e anexar os documentos necessários. O Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental tem como objetivo incentivar e reconhecer iniciativas sustentáveis em edificações, tais como o uso consciente da água e da energia, a gestão adequada de resíduos sólidos e a redução dos impactos das mudanças climáticas.

 

 

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Andrea Brasil