Novos servidores vão aumentar em 400% capacidade de processamento da prefeitura

09/01/2026 08:05

A Procempa iniciou, nesta semana, a instalação de 24 servidores no data center da Companhia. A modernização do sistema faz parte do cronograma que contou, ainda, com a ampliação da estrutura principal e da sala Telecom. Cada servidor possui dois processadores de 32 Cores e de 4TB de RAM, ampliando em 400% a capacidade de processamento da prefeitura em relação à estrutura antiga.

Os novos servidores irão assumir todo ambiente de virtualização, tanto da Procempa, quanto da Prefeitura de Porto Alegre. A ação visa promover maior eficiência e estabilidade. A modernização está sendo realizada após dez anos.

Para o diretor técnico da Companhia, Thiago Ribeiro, este é um passo importante para a eficiência dos serviços prestados. “A Procempa segue acompanhando o ritmo de crescimento das demandas dos serviços digitais. Nossa equipe está trabalhando diariamente para garantir a agilidade e confiabilidade dos serviços que chegam à população. Este é um importante passo na infraestrutura da empresa, que tem um data center referência para o mercado, com tecnologias alinhadas aos padrões exigidos atualmente pelo setor”, comenta. 

Data center - O data center da Procempa é composto pela sala cofre e pela sala Telecom. A sala cofre abriga todos os servidores da Procempa, que são os computadores especializados no armazenamento, processamento e operação de todos os sistemas da Companhia. Já a sala Telecom reúne o sistema de infovia da Capital, conectando as redes de fibra óptica da prefeitura aos servidores da empresa. Essa infraestrutura permite a integração tecnológica entre secretarias e órgãos públicos municipais, garantindo a circulação segura e eficiente de informações.

Jéssica Moraes

Andrea Brasil