Piqué tem encontro com gestores da Procempa

02/09/2021 18:11
Liana Rigon / Procempa
Espanhol falou sobre o papel das empresas públicas de tecnologia nos contextos dos ambientes de inovação
Espanhol falou sobre o papel das empresas públicas de tecnologia nos contextos dos ambientes de inovação

Gestores das áreas administrativa e técnica da Procempa tiveram um encontro nesta quinta-feira, 2, com o consultor espanhol Josep Piqué, em agenda na Capital desde o dia 30 de agosto. Piqué falou sobre o papel das empresas públicas de tecnologia nos contextos dos ambientes de inovação e das smart cities.

“A aprendizagem pública passa por identificar e se conectar ao ecossistema de inovação no seu entorno, envolvendo especialmente startups para termos o melhor dos dois mundos. As empresas públicas são atratores da inovaçãoâ€, aponta Piqué. Para Letícia Batistela, diretora-presidente da Procempa, este é um caminho promissor para a Companhia que há 44 anos contribui entregando tecnologia de ponta para Porto Alegre.

Na análise do espanhol, a inovação na área pública passa também pelo entusiasmo de estar contribuindo para trazer mais bem estar e qualidade para a vida das pessoas. “Estamos falando de esperança ativa, na qual eu me vejo parte do processo na construção de uma nova realidade para todos. Isto porque a inovação não é mais uma visão de futuro e sim um valor de compromisso com o nosso entornoâ€, avalia.

Pique explica que as empresas de tecnologia são importantes hubs da inovação tecnológica dos municípios, com os quais orbitam atores externos e que podem contribuir com a transformação digital da cidade. Dessa forma, são ampliadas as possibilidade de contribuir com a  administração pública e com a vida do cidadão, potencializando o avanço de todo o ecossistema.

Inovação - Josep Piqué é uma referência internacional em inovação. É doutor em Ciências Econômicas e Empresariais e um dos idealizadores do Barcelona @22, projeto de revitalização de uma zona industrial da cidade espanhola que transformou uma área de 200 hectares degradada num ambiente que abriga mais de 1,5 mil empresas ligadas a setores como mídia, TIC, geração de energia, design e pesquisa científica.

Em sua trajetória, acumula passagens como ministro da Indústria, das Relações Exteriores e de Ciência e Tecnologia da Espanha. Piqué é, também, um dos responsáveis pela formatação do Pacto Alegre, iniciativa em prol do desenvolvimento da Capital que une instituições de ensino, poder público, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo.

Liana Rigon

Gilmar Martins