Prefeitura amplia em mais de 60% pontos de wi-fi na Capital

09/01/2022 08:24
Alex Rocha/PMPA
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Em 2021 foram 168 novos pontos conectados aos relógios digitais instalados pela cidade

Circular pela cidade e usufruir de internet gratuita fornecida pela administração municipal já é possível em Porto Alegre. São mais de 420 pontos em diversos espaços públicos como parques, praças, locais de grande circulação, além de postos de saúde e escolas. Somente no ano de 2021 foram 168 novos pontos conectados aos relógios digitais instalados pela cidade.

Os pontos fazem parte da rede Porto Alegre Livre, criada em 2011 e que vem sendo ampliada. Neste último ano o aumento foi mais expressivo. “Estamos empenhados em, juntamente com parceiros da Administração Pública e da iniciativa privada, aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação, sempre atentos para que estes movimentos ocorram de forma equilibrada no contexto social”, aponta Letícia Batistela, presidente da Procempa.

A rede Porto Alegre Livre pode ser acessada até 100 metros distante do equipamento e suporta até 100 acessos simultâneos em cada ponto. Está conectada à Infovia de Porto Alegre, rede de fibra óptica projetada e instalada pela Procempa, que dá acesso à internet cabeada numa extensão superior a 1 mil quilômetros em toda a cidade. “Com a instalação dos relógios digitais, foi possível também ampliar a Infovia, possibilitando assim, instalar wi-fi em locais onde a internet livre não chegava”, explica José Ricardo Flores, técnico em redes de computadores da Procempa. Em Porto Alegre, a rede eduroam, wi-fi gratuito destinado à comunidade acadêmica, também pode ser acessada em todos os pontos onde há rede Porto Alegre Livre. 

Inicialmente, quando a rede Porto Alegre Livre foi implementada, estava disponível apenas indoor, ou seja, em prédios públicos e em eventos como a Feira do Livro. Anos mais tarde, ampliou-se a instalação em postos de saúde, escolas e parques, ampliando o acesso para pessoas que estão passando próximas ao local. Com os relógios digitais, identificou-se a oportunidade de oferecer internet wi-fi amplamente. Em 2022, a Procempa projeta instalar wi-fi em locais de difícil acesso, ampliando o serviço e contribuindo para a inclusão digital. 

Relógios Digitais - Além de disponibilizar wi-fi e marcar hora e temperatura, os relógios digitais instalados pelas ruas da Capital tem medidores de radiação, painel de mensagens, câmeras de alta definição e tecnologia capaz de fazer o reconhecimento das placas de veículos para complementar o sistema do cercamento eletrônico da cidade. 

Liana Rigon

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes