Prefeitura faz visita técnica para comhecer projetos sociais de MedellÃn
A Prefeitura de Porto Alegre busca inspiração em MedellÃn, na Colômbia, para promover a transformação social e a inovação em comunidades da Capital. Uma comitiva formada por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Governança Local e Coordenação PolÃtica, do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) está lá para conhecer o movimento social que transformou a cidade nas últimas décadas.
Entre os integrantes da comitiva estão Léo Voigt, secretário do Desenvolvimento Social, Simone Somensi, secretaria adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Lucas Vasconcelos, diretor do Participação Cidadã da Secretaria de Governança Local e Coordenação PolÃtica, Leticia Batistela, presidente da Procempa, e Liana Rigon, da área de projetos e inovação da Companhia.
"Estamos aqui para aprender com a experiência de MedellÃn, que conseguiu superar os desafios sociais e urbanos com uma visão integrada e participativa. Queremos levar esses aprendizados para Porto Alegre e aplicá-los nos nossos projetos de desenvolvimento social e territorial", disse o secretário Léo Voigt.
Durante a visita, que vai até o dia 11 de outubro, a comitiva vai conhecer locais como a Comuna 13 e a Ruta N, que são sÃmbolos da transformação social da cidade e que, por meio de mecanismos de educação e tecnologia, colocaram MedellÃn como uma das referências em inovação social da América Latina.
A missão é coordenada pelo Coletivo POA Inquieta e pelo Pacto Alegre, tendo o projeto Territórios Inovadores, fruto de uma parceria entre a prefeitura, através da Procempa, e o movimento colaborativo Pacto Alegre como inspiração. O programa visa a levar internet banda larga e fomentar o desenvolvimento social e econômico de regiões carentes da Capital. O primeiro território beneficiado pelo projeto foi o Morro da Cruz, que já conta com rede wi-fi gratuita. A previsão é que mais seis territórios sejam contemplados pelo projeto em Porto Alegre.
"A Procempa tem um papel fundamental nesse projeto, pois é responsável pela infraestrutura tecnológica que possibilita a conexão dos territórios. Além disso, estamos trabalhando para estimular a cultura da inovação social nessas comunidades, por meio do empreendedorismo. Queremos que os moradores sejam protagonistas das mudanças que querem ver nos seus territórios", afirmou a presidente da Procempa, Leticia Batistela.
Além dos integrantes da prefeitura, também participam representantes da Unisinos, PUCRS, Tecnopuc, Secretaria da Educação do Estado, Fundação Gerações e entidades.
Â
Gilmar Martins