Procempa apresenta projetos em evento de inovação no setor da advocacia
A Procempa participou da Cidade da Advocacia, evento jurídico que reúne profissionais do direito para debater o uso de novas tecnologias e seus impactos. O painel ocorreu na sexta-feira, 8, e teve como tema Do código civil ao código-fonte: mulheres que conectam direito e tecnologia.
Junto à presidente da Procempa, Letícia Batistela, estiveram no painel as advogadas Maria Bofill e Aline Muniz. A mediação foi feita pela presidente do WLM, associação de incentivo ao protagonismo feminino no ambiente jurídico, Gabriela Wink. Maria Bofill também integra o Conselho de Administração da Procempa.
Gabriela deu início ao debate questionando Letícia sobre a atuação da companhia. “Os sistemas desenvolvidos e os serviços prestados pela Procempa estão na vida de todos os porto-alegrenses. Nossa atuação vai das plataformas de gestão de saúde, que acompanham a gestação das mães, até aos sistemas que gerenciam as necrópoles da Capital”, explicou Letícia.
A presidente da Procempa exemplificou com alguns dos sistemas sustentados pela Companhia. Entre eles está o papel do Cercamento Eletrônico na diminuição de 88% das ocorrências de roubo e furto de veículos em Porto Alegre, desde que foi implantado, em 2018. Esta é uma plataforma de segurança pública que integra cerca de 450 câmeras fixas, aplicativos e inteligência para identificar irregularidades em placas de veículos e auxiliar na recuperação de automóveis roubados.
Maria e Aline ressaltaram a importância do uso de tecnologias na advocacia e explicaram sobre a utilização de novas ferramentas em suas realidades. Provocada sobre o uso de inteligências artificiais (IAs) no direito, Aline observou que a IA é benéfica, mas provém da mão humana. "A IA é programada por pessoas que têm vieses conscientes e inconscientes”, disse. “É necessário pensamento e senso crítico na utilização”, completou Maria.
Letícia reafirmou a importância de capacitação interna e de atrair novos talentos para a empresa, através do concurso público realizado em 2022 na companhia. “A Procempa é uma empresa de tecnologia, mas também tem se posicionado como um hub de inovação”, reconheceu Gabriela.
Andrea Brasil