Procempa comemora 44 anos com foco em modernização e inovação tecnológica

13/09/2021 16:57
Alex Rocha/PMPA
PROCEMPA
Gabinete de Inovação que consolidar a Companhia como um grande hub de dados e um ambiente atraente para startups

Gestores e funcionários da Procempa reuniram-se nesta segunda-feira, 13, em evento que marcou a passagem dos 44 anos da Companhia. No encontro, foram abordados o trabalho da prefeitura em desenvolver as políticas de governança de tecnologia e informação do município e o papel da Procempa neste contexto. (fotos)

Cezar Schirmer, secretário municipal do Planejamento e Assuntos Estratégicos, observou que o diagnóstico do cenário tecnológico do município já apontou algumas melhorias necessárias e que estão sendo implementadas. “Nós, como administração pública, temos dificuldade em demandar tecnologia, por não conhecer. Por isso, estamos encaminhando projeto de lei para contratação de pessoas qualificadas e que possam estabelecer um patamar de conhecimento mínimo em tecnologia para todas as secretarias”, explica Schirmer. Para ele, o futuro é uma construção coletiva. “E a relação do governo com o cidadão será fundamental para avançarmos. Para isso, precisamos modernizar nossos processos internos e também os serviços oferecidos”, aponta.

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, disse que o papel da Companhia é o de entregar tecnologia e inovação para Porto Alegre. “E isso acontece quando desenvolvemos sistemas ou quando apoiamos uma compra externa”, exemplifica. “A Procempa é importante em ambos os processos, cumprindo o papel que sempre exerceu, de preservar a segurança da integração, da arquitetura dos sistemas e dos dados”, reforça.

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor de Inovação da UFRGS e coordenador do Pacto Alegre, e que assumirá no final do mês o Gabinete Municipal de Inovação, projetou o mote da sua gestão: as cidades inteligentes, e neste contexto ele considera a Procempa fundamental. “Temos potencial para juntos consolidarmos a Companhia como um grande hub de dados e um ambiente atraente para startups, possibilitando que o município acelere seu processo de testagem de novas tecnologias, busque alternativas modernas e contemporâneas, acompanhando a evolução que o mundo todo está experimentando”. Luiz Carlos ainda reforçou seu ponto de vista: “Temos que testar os projetos mais ousados e disruptivos, ou não vamos mudar de patamar."

Também estiveram presentes no evento a coordenadora de Tecnologia de Informação e Geoprocessamento (CTIG) do município, Déborah Pilla Vilela, e Antonio Ramos, membro do Conselho de Administração da Procempa.

 

Liana Rigon

Gilmar Martins