Procempa desenvolve ferramenta para transparência de contratos públicos

22/12/2021 13:04

A Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), desenvolveu ferramenta aprimorando o sistema Licitacon, da prefeitura, que permite transparência às contratações das obras públicas de Porto Alegre. A solução viabiliza a extração de dados da planilha de orçamento de obras, contratações e serviços, e realiza o lançamento automatizado para o sistema do Tribunal de Contas do Estado (TCE), possibilitando o acompanhamento e fiscalização pelos órgãos de controle e pela população. Todos os contratos vigentes em Porto Alegre neste ano já estão cadastrados no Licitacon.

A diretora-presidente da Procempa, Letícia Batistela, destaca que a finalização e entrega desse projeto foi uma das prioridades da gestão neste primeiro ano. “O funcionamento pleno do Licitacon era uma demanda antiga e entregá-lo foi uma conquista para todos nós. O resultado vai muito além de finalizar um sistema. A nossa entrega atende aos princípios da transparência e da integridade, tão importantes para os órgãos públicos”, afirmou a presidente da Procempa.

O auditor público externo e gerente do LicitaCon, Clauber Bridi, ressaltou que este foi um grande passo para Porto Alegre. “A partir de agora temos, efetivamente, os dados relativos à capital gaúcha disponibilizados de forma transparente e organizada”, explica Bridi.

A diretora de licitações e contratos da Smap, Letícia Cezarotto, destacou que essa entrega aprimora a relação do TCE com a Prefeitura de Porto Alegre. “Os dados sempre estiveram disponíveis, porém a atualização automatizada evita erros e facilita a localização das informações”, explica. As documentações pendentes dos anos anteriores também estão sendo digitalizadas. 

A população pode acompanhar as licitações da prefeitura no sistema LicitaCon Cidadão do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul clicando aqui

 

Ingrid Fraga

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes