Procempa desenvolve plataforma para fomentar a economia criativa

29/03/2022 17:19

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e da Cultura, está desenvolvendo o Observatório da Economia Criativa, uma plataforma que visa auxiliar no fomento da nova economia. O objetivo é evoluir de um repositório de informações para um laboratório de dados sobre o tema. Durante cinco dias, a empresa se reuniu com representantes dos órgãos municipais para identificar as necessidades e estabelecer requisitos para o novo sistema.

O trabalho propõe instrumentalizar organizações, governos e profissionais para agir estrategicamente neste mercado, possibilitando realizar análises econômicas aplicadas à área e encorajar empreendedores e tomadores de decisão a fazer uso do conteúdo. Entre as funcionalidades levantadas, está a criação de um espaço de convergência de informações sobre oportunidades para profissionais do setor. 

A diretora técnica da Procempa, Débora Roesler, destaca a importância da reunião para o planejamento e assertividade do projeto.“É o momento em que, junto com o cliente, entendemos e exploramos a necessidade e podemos elaborar uma proposta de solução. Com isso o desenvolvimento do projeto será mais assertivo”, afirma Débora. 

Para a Coordenadora de Economia Criativa, Joana Braga, o trabalho foi essencial para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo entendesse a complexidade do sistema, estimando o esforço necessário para desenvolvimento da plataforma. “Uma vez que compreendemos o tamanho do projeto, conseguimos prever as fases, priorizando aquelas entregas que darão sustentação à ferramenta, mas que ainda garanta seu uso estratégico desde o princípio”, contou Joana. 

Projeto - O técnico em Cultura e criador do Observatório da Cultural, Álvaro Santi, destaca a importância do mapeamento da economia criativa no município para a formulação de políticas públicas consistentes e efetivas para o setor. “A inception (reunião) foi um momento fundamental para uma melhor compreensão por todos do tamanho e complexidade do projeto”, afirmou Álvaro. 

Durante a atividade, a Procempa auxiliou na definição do que precisará ser desenvolvido. Com isso, será elaborada proposta de solução que, se aprovada, será o início do desenvolvimento do projeto. O trabalho será desenvolvido em fases, com entregas parciais prontas para uso.

 

Ingrid Fraga (estagiária)/ Supervisão Liana Rigon

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes