Procempa disponibiliza Wi-Fi Porto Alegre Livre no Morro da Cruz
O Morro da Cruz, na Zona Leste, é a primeira das comunidades beneficiadas pelo programa Territórios Inovadores, que visa a levar internet de banda larga e fomentar o desenvolvimento social e econômico de regiões carentes da Capital. O projeto é fruto de uma parceria entre a prefeitura, através da Companhia de Processamento de Dados (Procempa), e o movimento colaborativo Pacto Alegre, que reúne universidades, empresas e organizações sociais. A iniciativa se demonstrou um sucesso com o wi-fi sendo amplamente utilizado pelos moradores após a finalização da instalação, que ocorreu na última semana.
"Contribuindo com o programa Territórios Inovadores, a Procempa quer democratizar o acesso à internet e fomentar a cultura da inovação em todos os cantos da Capital", declara a presidente da Procempa, Leticia Batistela. Além da instalação, será realizada uma campanha de sensibilização para conscientizar e envolver a comunidade sobre os equipamentos, buscando incentivar a sua apropriação, valorização e cuidado com o serviço.
A instalação dos cabos de internet no Morro da Cruz começou em maio deste ano e já foi finalizada, está proporcionando conectividade wi-fi gratuita aos moradores, empreendedores e lÃderes comunitários da região. O Hub Formô, espaço de inovação e cultura localizado no coração do Morro, foi o ponto de partida para a implantação da rede Wi-Fi Porto Alegre Livre na comunidade, que já conta com três pontos de acesso.
O coordenador do hub, Michel Couto, destaca a importância da internet para a inclusão digital e a transformação social no Morro da Cruz. "A internet é uma ferramenta fundamental para o acesso à informação, à educação, ao entretenimento e às oportunidades de trabalho e renda. Com a rede Wi-Fi Porto Alegre Livre, nós podemos ampliar o alcance das nossas atividades e projetos, além de fortalecer o comércio local e o empreendedorismo social", afirma Michel.
Um exemplo do potencial da internet para a inovação e o desenvolvimento foi a noite de imersão no hub Formô, que ocorreu no último fim de semana, 10 e 11, com a presença do antropólogo colombiano Santiago Uribe, que liderou uma importante iniciativa de transformação social e econômica na cidade de MedellÃn. Reunindo outras mentes criativas, o evento colaborou para o desenvolvimento dos Territórios Inovadores, utilizando a rede Wi-Fi Porto Alegre Livre para fornecer conectividade aos participantes.
Esta ação inicial envolvendo a Procempa será seguida de outras, visando a consolidar o Morro da Cruz como um modelo a ser replicado em comunidades de Porto Alegre, como Vila Planetário, Bom Jesus, Mario Quintana e Restinga, por exemplo.
Andrea Brasil