Procempa e Demhab entregam internet gratuita ao Loteamento Santa Terezinha
O loteamento Santa Terezinha é o primeiro de Porto Alegre a receber acesso à internet pública e gratuita em toda a sua extensão, beneficiando mais de 3 mil pessoas. A ação, que faz parte do projeto Internet nos Loteamentos, foi entregue nesta segunda-feira, 9, pela Procempa e pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) em evento realizado no Centro Social Marista Irmão Bertolini, que foi o articulador local da iniciativa.
É o primeiro projeto da Procempa para atender um loteamento inteiro com internet pública e gratuita, com 15 rádios que funcionam como roteadores de wi-fi. Há cartazes espalhados pela comunidade que orientam o acesso à rede e, através do telefone 156, também é possível reportar incidentes com a conexão.
A Procempa atua nas comunidades por meio do Programa de Inclusão Digital. "Há uma mudança no conceito de moradia digna, além de água e luz, sem internet não se consegue emprego, não se consegue estudar”, afirma a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler. A Companhia tem desempenhado um papel fundamental na transformação digital em Porto Alegre. “A oferta de serviços é o principal caminho para a inclusão digital. Dessa forma, vamos promover transformação social de verdade”, completa.
De acordo com o diretor-geral do Demhab, André Machado, esse projeto comprova o compromisso da Prefeitura com o loteamento Santa Terezinha. "Com esta iniciativa estamos incluindo estas famílias ao processo de transformação do 4º Distrito. Elas fazem e farão parte da mudança da região".
O diretor do Centro Social Marista Irmão Bortolini e articulador local da ação no loteamento, Irmão Miguel Orlandi, ressalta a importância do acesso à conectividade como um processo de inclusão digital e social: "O acesso à internet para todo mundo é extremamente importante para acessar o futuro". Carlos Alberto Leão, 22, residente do loteamento, e que participa do projeto comunitário Semente do Plástico, destaca o uso da internet como ferramenta de divulgação que inspira novas ideias para reaproveitar o plástico. “A gente precisa estar conectado para fazer a divulgação e venda dos produtos”, completa. O projeto Semente do Plástico, sediado no Santa Terezinha, produz objetos de uso diário com materiais recicláveis.
Inclusão Digital - Alinhado a oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Programa de Inclusão Digital da Procempa garante o acesso à internet pública e gratuita em áreas onde há maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa já levou conectividade a oito quilombos, 168 relógios digitais, a 100% das escolas municipais de Porto Alegre, ao Mercado Público e à Orla 3. O projeto Territórios Inovadores, ramificação do Programa de Inclusão Digital, também oferece conexão de qualidade a oito comunidades da cidade: Morro da Cruz, Vila Planetário, Restinga, Mário Quintana, Bom Jesus, Cruzeiro, Ilha dos Marinheiros e Ilha da Pintada.
Gilmar Martins