Procempa integra criação de ferramenta de apoio à gestão de desastres
Empresas, startups e profissionais da área da Tecnologia da Informação e Comunicação contribuíram com soluções tecnológicas para criação de ferramentas de apoio aos impactos da crise climática. Para unir essas iniciativas, a Procempa, em parceria com a Sucesu-RS, startup Hopeful e Gabinete de Inovação de Porto Alegre - liderados pelo Pacto Alegre - irão apoiar o movimento de convergência para um instrumento que beneficiará municípios de todo país.
De acordo com a líder de Projetos Estratégicos de Inovação e Transformação Digital da Procempa, Liana Rigon, o objetivo é atender à demanda da administração pública. “Temos a oportunidade de conectar necessidades emergenciais da Prefeitura de Porto Alegre e ações solidárias e voluntárias que surgiram neste período, solucionando gargalos de maneira mais eficiente”, explica Liana.
O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC e do Tecnopuc e representante da PUC no Pacto Alegre, Jorge Audy, destaca a importância do movimento. “Juntos e com responsabilidades definidas, temos o potencial de desenvolver uma ferramenta eficiente e aplicável a todos os estados do Brasil, não apenas para o Rio Grande do Sul, gerando um ou mais instrumentos de gestão constituído dessas tantas iniciativas”, afirma.
A Procempa, representando a área de TI no âmbito público, fornece as diretrizes para que esta criação conjunta possa ser absorvida pelo ambiente tecnológico da prefeitura e com potencial para utilização por outros municípios. A Sucesu-RS atuará para otimizar o ambiente colaborativo de desenvolvimento de soluções, enquanto o Gabinete de Inovação fará a ativação dos atores internos da prefeitura e das startups dos ecossistemas. A Hopeful, startup da Tecnopuc, tem experiência em desastres. Ela já apoia a Sucesu-RS na convergência de iniciativas que permitirão o desenho mais adequado da ferramenta.
Lissandra Mendonça