Procempa participa de consórcio para contratação de Nuvem Pública

21/12/2021 10:51
Cristina Leipnitz/Procempa PMPA
PROCEMPA
A Procempa é a única companhia municipal do grupo

A Procempa, empresa de tecnologia do município de Porto Alegre, juntamente com outras 13 empresas públicas fornecedoras de soluções tecnológicas, estão organizando um consórcio que busca unificar esforços para contratação de uma Nuvem Pública. A cooperação, liderada pela Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul), tem como objetivo reduzir investimentos individuais nessa estrutura. 

Para a Procempa, a estrutura de armazenamento em nuvem funciona como um sistema redundante, ou seja, possibilita disponibilidade de armazenamento de dados em casos de problemas com o data center existente e que atualmente suporta todos os dados e sistemas da administração pública de Porto Alegre. 

Para a diretora-técnica da Procempa, Débora Roesler, a parceria é importante e irá gerar mais agilidade para contratação de infraestrutura. “Em formato de consórcio, também temos a possibilidade de reduzir custos de contratação deste serviço. É uma parceria em que vamos ganhar juntos”, destaca a diretora.

A Nuvem Pública é vista como uma alternativa, para o supervisor técnico da Procempa, Sérgio Roberto Claser. “No caso de um projeto emergencial, para o qual não haveria infraestrutura suficiente no Datacenter da Procempa, poderia ser contratada a nuvem para suprir as necessidades”, explica Claser.

O consórcio das Prods, como é chamado, foi criado pela Procergs, juntamente com a Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais) e tem a intenção de realizar o pregão para contratação ainda este ano. A Procempa é a única companhia municipal do grupo, sendo que as demais são estaduais.

Ingrid Fraga

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes