Procempa se reúne com secretarias para identificar oportunidades e desafios

29/03/2021 18:57
Procempa/PMPA
PROCEMPA
Secretaria Municipal da Saúde foi a primeira a participar da rodada de encontros

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) está realizando uma série de encontros virtuais com todas as secretarias e órgãos do município. A primeira a participar, nesta segunda-feira, 29, foi a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo é abrir um canal de conversa com a nova direção da companhia e identificar desafios e oportunidades.

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, afirma que a empresa é um ponto de convergência para as demandas de tecnologia da informação e comunicação da prefeitura. “Nosso papel é buscar as melhores alternativas e soluções para as demandas que surgem diariamente”, diz ela. No encontro, foram compartilhadas informações sobre a Procempa e, especialmente, aspectos importantes para a SMS e o trabalho desenvolvido em conjunto.

Entre os temas abordados, o trabalho de gestão de dados desenvolvido pela empresa para a área da saúde. “Não teríamos como fazer a gestão dos pacientes nos hospitais, por exemplo, sem a visualização em tempo real da situação dos leitos”, afirma o diretor geral de Regulação da SMS, Jorge Osório. O Gerint (Sistema de Gerenciamento de Internações) é destinado à regulação dos leitos e o Gercon (Sistema de Gerenciamento de Consultas) à regulação de consultas especializadas.

Para o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, o grande desafio é levar essa expertise para o Estado todo, permitindo uma integração de dados ainda maior. Também foram apontados outros pontos importantes, como a integração de dados de pacientes em toda a sua trajetória de cuidado, independentemente do hospital acessado.

Liana Rigon

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes