Programa gratuito irá capacitar 500 mulheres empreendedoras

15/06/2022 09:00

As inscrições para o programa de capacitação Empreenda Como uma Mulher serão abertas nesta quarta-feira, 15. O objetivo é capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização, através de ferramentas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão. O curso integra o Programa de Empreendedorismo Feminino, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, e será realizado pelo Sebrae/RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil. O programa será lançado em evento no dia 15 de junho, às 14h, no Nau Live Space. Para participar do evento, clique aqui e inscreva-se.

"É papel da prefeitura contribuir com a capacitação das mulheres e com políticas públicas que gerem novas oportunidades de trabalho e renda" - Prefeito Sebastião Melo.

A primeira-dama Valéria Leopoldino reforça que as políticas para as mulheres são uma pauta muito cara ao Gabinete. “Com parcerias entre o público e privado, iremos mais longe, possibilitando que tenhamos mais chance de envolver o maior número possível de pessoas na nossa cidade”, projeta.

Durante o programa, os conteúdos irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio ou alavancar um empreendimento já existente. “O Programa Empreenda como uma Mulher é, antes de tudo, um tributo à capacidade empreendedora das mulheres, que se revela nas múltiplas atividades e papeis por elas desempenhados diuturnamente. O programa visa justamente canalizar esta energia para o desenvolvimento de competências gerenciais, de forma a aumentar as probabilidades de sucesso dos negócios liderados pelo segmento feminino”, destaca o diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

A vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola Femsa Brasil, Camila Amaral, afirma que a empresa tem o compromisso de promover a equidade de gênero e gerar oportunidades para mulheres. “Essa parceria com o Empreenda Como Uma Mulher vai ao encontro de uma série de ações concretas que a companhia adota para promover o empoderamento feminino e melhorar as condições socioeconômicas das mulheres nas regiões onde a empresa atua. Temos certeza de que fará a diferença na vida de centenas de mulheres da capital gaúcha”, afirma Camila.

Empreendedorismo feminino gaúcho - Os dados relativos ao empreendedorismo feminino chamam a atenção pelo baixo percentual de mulheres que empreendem, mas também pelo impacto positivo causado pela decisão de abrir o próprio negócio. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Rio Grande do Sul, as mulheres estão à frente de apenas 33% dos negócios mapeados. Por outro lado, 48% das mulheres empreendedoras entrevistadas conseguiram sair de relacionamentos abusivos e até violentos ao empreender e iniciar seus próprios negócios.

A diretora-presidente da Procempa, Letícia Batistela, aponta que iniciativas como esta são imprescindíveis para que a mulher conquiste a sua autonomia. “O trabalho traz dignidade e liberdade para escolhas pessoais e profissionais, e sou uma entusiasta da formação profissional como fator de desenvolvimento e superação de obstáculos.”

O secretário municipal da Inovação, Luiz Carlos Pinto, também observa que a prefeitura vem trabalhando em parceria com muitas forças da quádrupla hélice, buscando desenvolver ações que promovam a inclusão e o apoio à população. “Essa nova iniciativa do Programa de Empreendedorismo Feminino nos permite avançar na missão de capacitar e apoiar mulheres empreendedoras para que iniciem ou consolidem seus negócios, gerando renda e abrindo novas perspectivas de futuro para muitas famílias”, entende.

Programa - O programa terá duração de seis meses. Os módulos estão divididos em três etapas: diagnóstico, trilha de desenvolvimento e mensuração de resultados, em 14 encontros on-line.  

A metodologia contempla uma fase inicial de análise, momento em que se observam aspectos de maturidade, pontos fortes e deficiências do negócio, sua governança e impacto na sociedade. Na etapa intermediária, serão ministradas trilhas de conteúdos de acordo com os diagnósticos levantados. Ao final, será realizada uma nova avaliação, buscando identificar as melhorias alcançadas a partir das ferramentas apresentadas e ações desenvolvidas pelas empreendedoras ao longo do curso.

Além das aulas e conteúdos, o Empreenda Como Uma Mulher é uma oportunidade para a ampliação de contatos e networking, trocas de experiências e a formação de uma rede de empreendedoras com objetivos comuns de empoderamento do grupo.

Serviço

O que: Lançamento do Programa Empreenda Como Uma Mulher

Quando: 15 de junho, das 14h às 16h

Onde: Nau Live Space - avenida Presidente Franklin Roosevelt, 1308 - São Geraldo, Porto Alegre

Inscrição no evento aqui.

 

 

Liana Rigon e Ivani Schutz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes