Projeto Territórios Inovadores leva wi-fi gratuito para comunidades da Restinga
A Procempa e a Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria entregaram, na sexta-feira, 19, a cobertura do Wi-Fi Porto Alegre Livre para comunidades da Restinga. A ação é viabilizada pelo projeto Territórios Inovadores, do Pacto Alegre, e beneficia a população no entorno da Associação Empreendedoras Restinga e da avenida Macedônia, onde ocorrem feiras e atividades recreativas.
"É uma satisfação entregar este projeto, pois estamos, através da conectividade, oportunizando às pessoas que permaneçam na Restinga realizando suas atividades", destaca a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler. Para o secretário municipal da Transparência e Controladoria, Carlos Fett, o papel de ampliar a tecnologia pela cidade é essencial ao pertencimento da população: “Como administração pública, poder viabilizar este serviço às comunidades é uma das formas de tornarmos democrático o processo de participação cidadã em todas as suas expressões”.
O hub Associação Empreendedoras Restinga abrange um grupo de mulheres em busca de parcerias estratégicas e acesso ao mercado, com foco em inovação social. “O serviço de Wi-Fi possibilita que sejam realizadas ainda mais atividades no local, ampliando o atendimento e a qualidade. Além disso, vai possibilitar que tenhamos conectividade nas atividades fora do hub, já que também está sendo disponibilizada a internet gratuita na avenida Macedônia”, aponta a presidente interina da Associação Empreendedoras Restinga, Vanessa Garcia.
O programa Territórios Inovadores é resultado de uma integração de esforços com o movimento colaborativo Pacto Alegre, no contexto da Aliança para a Inovação, que une PUCRS, Unisinos, UFRGS e a Prefeitura de Porto Alegre, pelo Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de comunidades da Capital.
Já foram beneficiados com a cobertura wi-fi pública e gratuita o Hub Formô, no Morro da Cruz, a ONG Misturaí, na Vila Planetário, a comunidade da Bom Jesus e, agora, a Associação Empreendedoras Restinga. Os próximos beneficiados com o serviço serão hubs na Cruzeiro do Sul e na Ilha dos Marinheiros.
Gilmar Martins