Projeto Territórios Inovadores leva wi-fi gratuito para comunidades da Restinga

22/04/2024 17:35

A Procempa e a Secretaria Municipal da Transpar√™ncia e Controladoria entregaram, na sexta-feira, 19,¬† a cobertura do Wi-Fi Porto Alegre Livre para¬†comunidades da Restinga. A a√ß√£o √© viabilizada pelo¬†projeto Territ√≥rios Inovadores, do Pacto Alegre, e beneficia a popula√ß√£o no entorno da Associa√ß√£o Empreendedoras Restinga e da avenida Maced√īnia, onde ocorrem feiras e atividades recreativas.

"√Č uma satisfa√ß√£o entregar este projeto, pois estamos, atrav√©s da conectividade, oportunizando √†s pessoas que permane√ßam na Restinga realizando suas atividades", destaca a diretora t√©cnica da Procempa, D√©bora Roesler.¬†Para o secret√°rio municipal da Transpar√™ncia e Controladoria, Carlos Fett, o papel de ampliar a tecnologia pela cidade √© essencial ao pertencimento da popula√ß√£o:¬†‚ÄúComo administra√ß√£o p√ļblica, poder viabilizar este servi√ßo √†s comunidades¬†√© uma das formas de tornarmos democr√°tico o processo de participa√ß√£o cidad√£ em todas as suas express√Ķes‚ÄĚ.

O hub Associa√ß√£o Empreendedoras Restinga¬†abrange um grupo de mulheres em busca de parcerias estrat√©gicas e acesso ao mercado, com foco em inova√ß√£o social.¬†‚ÄúO servi√ßo de Wi-Fi possibilita que sejam realizadas ainda mais atividades no local, ampliando o atendimento e a qualidade. Al√©m disso, vai possibilitar que tenhamos conectividade nas atividades fora do hub, j√° que tamb√©m est√° sendo disponibilizada a internet gratuita na avenida Maced√īnia‚ÄĚ,¬† aponta a presidente interina da Associa√ß√£o Empreendedoras Restinga, Vanessa Garcia.

O programa Territórios Inovadores é resultado de uma integração de esforços com o movimento colaborativo Pacto Alegre, no contexto da Aliança para a Inovação, que une PUCRS, Unisinos, UFRGS e a Prefeitura de Porto Alegre, pelo Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de comunidades da Capital.

J√° foram beneficiados com a cobertura wi-fi p√ļblica e gratuita¬†o Hub Form√ī, no Morro da Cruz, a ONG Mistura√≠, na Vila Planet√°rio, a comunidade da Bom Jesus e, agora, a Associa√ß√£o Empreendedoras Restinga. Os pr√≥ximos beneficiados com o servi√ßo¬†ser√£o hubs na Cruzeiro do Sul e na Ilha dos Marinheiros.

Petra Steckel (estagi√°ria) / Supervis√£o: Liana Rigon

Gilmar Martins