Sistema desenvolvido em Porto Alegre entra em operação na Saúde de Goiás
O sistema Gerint, responsável pelo gerenciamento de internações e parte integrante do Complexo Regulador da Saúde, começou a funcionar na segunda-feira, 18, em Goiás. Em menos de 24 horas, mais de 1.500 solicitações de internação foram inseridas no sistema.
Dentre estas, mais de 300 pacientes foram internados e acomodados em seus leitos. Outros 487 pacientes já estão regulados e apenas aguardando leitos, enquanto 272 aguardam transporte ou avaliação de urgência.
O Sistema de Gerenciamento de Internações permite a gestão completa das solicitações de internação, desde a entrada do pedido até a ocupação do leito, otimizando o fluxo de pacientes e a gestão hospitalar. A expectativa é que o Gerint contribua para a redução do tempo de espera por internações e a melhoria da qualidade do atendimento em todo o estado goiano.
"O Gerint é uma ferramenta importante, pois garante que o paciente certo esteja no lugar certo no tempo adequado, agora também no estado de Goiás", celebra Jorge Osório, Coordenador do Sistema Integrado do Complexo Regulador na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS). "Os números demonstram a eficiência do Gerint e o empenho das equipes envolvidas", afirma Cleo Lisboa, supervisor técnico da Procempa.
"Há dez anos recebemos o desafio de construir uma solução que melhorasse o processo de regulação de consultas, exames e internações, e que pudesse ser integrado com outros sistemas de informações. Isso foi possível graças a equipes qualificadas na Procempa, SMS e Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul (SES-RS)”, declara Clarice Porciuncula, analista de sistemas da Procempa e uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Complexo Regulador.
Complexo Regulador da Saúde – O Sistema do Complexo Regulador de Saúde da Capital é referência no Brasil. É uma estrutura regulada pelo Ministério da Saúde, no âmbito dos estados. Em Porto Alegre, as plataformas Gerint, Gercon e Gerpac, desenvolvidas pela Procempa a partir de uma demanda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), compõem o sistema do Complexo Regulador e realizam a gestão automatizada, proporcionando controle e eficiência a todo o processo de agendamento de consultas, ocupação de leitos e distribuição de medicamentos.
Retrospectiva – Em abril deste ano, Procempa, a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo de Goiás formalizaram parceria para adoção do Complexo Regulador também em terras goianas. Meses depois, em agosto, o Gercon - sistema de gerenciamento de consultas e exames - iniciou sua operação em Goiás. Em novembro, começou a funcionar o sistema de gerenciamento de internações (Gerint).
Gilmar Martins