Smart Gov Sul ir√° debater cidades inteligentes em Porto Alegre

03/08/2022 08:30

Entre os dias 3 e 5 de agosto, representantes de mais de 30 cidades brasileiras estarão em Porto Alegre no Smart Gov Sul para debater sobre como a Inovação e a tecnologia transformam a vida dos cidadãos.

O evento, promovido pela Associa√ß√£o Nacional de Cidades Inteligentes com o apoio da Procempa, re√ļne gestores p√ļblicos de munic√≠pios refer√™ncia em tecnologia e inova√ß√£o no Brasil. Tamb√©m ser√£o discutidos temas como dados pessoais e sens√≠veis dos cidad√£os e tecnologias para ressignificar os espa√ßos p√ļblicos. As atividades, restritas a convidados, ocorrer√£o no Hotel Laghetto Viverone.¬†

Let√≠cia Batistela, diretora-presidente da Procempa e diretora de parcerias da Anciti, aponta que ‚Äúencontros como este nos aproximam de outras cidades e de projetos que deram certo em outros lugares, a troca de experi√™ncias √© muito rica para os munic√≠pios‚ÄĚ.

Segundo a gestora da Procempa, ‚Äúos problemas das cidades s√£o muito parecidos e as solu√ß√Ķes j√° desenvolvidas podem ser adaptadas muito rapidamente‚ÄĚ.

Al√©m de diversos munic√≠pios ga√ļchos como Gravata√≠, Lajeado e Santa Maria, estar√£o presentes representantes de como Santa Rita do Sapuca√≠ e Belo Horizonte (MG), Maring√° e Curitiba (PR), S√£o Paulo, Macei√≥, S√£o Lu√≠s¬†do Maranh√£o e Teresina.

Cases

O cercamento eletr√īnico de Porto Alegre, desenvolvido pela Procempa em parceria com a Secretaria Municipal de Seguran√ßa (Smseg), ser√° um dos cases apresentados. Diariamente, mais de 1,3 milh√£o de placas de carros s√£o rastreadas pelos equipamentos de videomonitoramento.

Os acessos ao sistema s√£o compartilhados com a Brigada Militar, Pol√≠cia Civil, Pol√≠cia Federal, Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal e Susepe. Posicionadas em pontos estrat√©gicos da cidade, as 365 c√Ęmeras garantem a vigil√Ęncia nas entradas e sa√≠das do munic√≠pio, assim como em vias internas.

Com o aux√≠lio do circuito de c√Ęmeras, as ocorr√™ncias de roubo e furto de ve√≠culos na Capital ca√≠ram mais de 40% em 2021, conforme dados da Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica (SSP/RS). Neste ano, mais de cem carros que constavam como furtados, roubados ou clonados foram recuperados pelas for√ßas policiais com aux√≠lio do cercamento eletr√īnico.

Outro case a ser apresentado pelo Secret√°rio da Transpar√™ncia de Porto Alegre, Gustavo Ferenci, s√£o os canais digitais do 156. ‚ÄúAs intera√ß√Ķes via plataformas digitais v√™m crescendo a cada dia. Em 2020, o canais digitais representavam 6%. Hoje, s√£o 26%. Tivemos um aumento de 20% nas intera√ß√Ķes dos canais digitais de 2020 para 2022‚ÄĚ, conclui Ferenci.

Gravataí também estará presente apresentando como está organizando o ambiente legal do município para incorporar inovação na vida dos cidadãos através do Projeto Gravataí 2031, e Lajeado irá compartilhar a experiência do Pro_Move, que mobiliza o ecossistema de inovação da cidade.

Liana Rigon

Lissandra Mendonça