Smart Gov Sul irá debater cidades inteligentes em Porto Alegre

03/08/2022 08:30

Entre os dias 3 e 5 de agosto, representantes de mais de 30 cidades brasileiras estarão em Porto Alegre no Smart Gov Sul para debater sobre como a Inovação e a tecnologia transformam a vida dos cidadãos.

O evento, promovido pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes com o apoio da Procempa, reúne gestores públicos de municípios referência em tecnologia e inovação no Brasil. Também serão discutidos temas como dados pessoais e sensíveis dos cidadãos e tecnologias para ressignificar os espaços públicos. As atividades, restritas a convidados, ocorrerão no Hotel Laghetto Viverone. 

Letícia Batistela, diretora-presidente da Procempa e diretora de parcerias da Anciti, aponta que “encontros como este nos aproximam de outras cidades e de projetos que deram certo em outros lugares, a troca de experiências é muito rica para os municípios”.

Segundo a gestora da Procempa, “os problemas das cidades são muito parecidos e as soluções já desenvolvidas podem ser adaptadas muito rapidamente”.

Além de diversos municípios gaúchos como Gravataí, Lajeado e Santa Maria, estarão presentes representantes de como Santa Rita do Sapucaí e Belo Horizonte (MG), Maringá e Curitiba (PR), São Paulo, Maceió, São Luís do Maranhão e Teresina.

Cases

O cercamento eletrônico de Porto Alegre, desenvolvido pela Procempa em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), será um dos cases apresentados. Diariamente, mais de 1,3 milhão de placas de carros são rastreadas pelos equipamentos de videomonitoramento.

Os acessos ao sistema são compartilhados com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Susepe. Posicionadas em pontos estratégicos da cidade, as 365 câmeras garantem a vigilância nas entradas e saídas do município, assim como em vias internas.

Com o auxílio do circuito de câmeras, as ocorrências de roubo e furto de veículos na Capital caíram mais de 40% em 2021, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS). Neste ano, mais de cem carros que constavam como furtados, roubados ou clonados foram recuperados pelas forças policiais com auxílio do cercamento eletrônico.

Outro case a ser apresentado pelo Secretário da Transparência de Porto Alegre, Gustavo Ferenci, são os canais digitais do 156. “As interações via plataformas digitais vêm crescendo a cada dia. Em 2020, o canais digitais representavam 6%. Hoje, são 26%. Tivemos um aumento de 20% nas interações dos canais digitais de 2020 para 2022”, conclui Ferenci.

Gravataí também estará presente apresentando como está organizando o ambiente legal do município para incorporar inovação na vida dos cidadãos através do Projeto Gravataí 2031, e Lajeado irá compartilhar a experiência do Pro_Move, que mobiliza o ecossistema de inovação da cidade.

Liana Rigon

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes