Startups: prefeitura oportuniza criação de soluções tecnológicas
A Prefeitura de Porto Alegre engajará empresas, inclusive startups não formais, e equipes da área de tecnologia para desenvolver soluções em diferentes setores da administração. O FIC Labs: Maratona de Transparência de Porto Alegre, ocorrerá durante o Festival de Interatividade e Comunicação (FIC 2018), nos dias 29 e 30 de outubro, na Unisinos, no campus de Porto Alegre, na av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, bairro Boa Vista. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 22, por meio do endereço www.fic2018.com.br. Os inscritos deverão desenvolver soluções de comunicação para a adoção de programas que simulem uma conversa humana, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um robô: são os chatbots em portais ou aplicativos.
As inscrições são gratuitas e limitadas a 15 vagas, aceitas de acordo com a ordem de inscrição. Cada equipe poderá apresentar um único projeto na maratona. O FIC Labs: Maratona de Transparência de Porto Alegre seguirá o modelo de uma competição. Serão premiados os projetos desenvolvidos nos termos do regulamento, que pode ser encontrado no site da FIC 2018. Entre os apoiadores estão a Associação Brasileira dos Agentes Digitais – Regional Rio Grande do Sul (Abradi/RS), FIC 2018, Grupo Austral, Procempa e Prefeitura de Porto Alegre.
Os protótipos desenvolvidos podem ser direcionados a tecnologias já existentes ou a novas tecnologias, desde que desenvolvam soluções de chatbots em portais ou aplicativos. Para a implementação das soluções, devem ser usados dados do portal da transparência de Porto Alegre. Segundo o diretor técnico da Procempa, Alexandre Horn, as informações serão abertas aos participantes para que possam desenvolver ferramentas que proporcionem benefícios aos cidadãos. São seis eixos temáticos: Administração e Finanças, Educação, Meio Ambiente, Mobilidade, Negócios e Turismo, Saúde e Serviços Urbanos. “Será uma oportunidade para aproximarmos cidade e cidadãos no desenvolvimento conjunto de soluções, informações e serviços. As pessoas serão engajadas na construção de soluções abertas, motivando o privado a colaborar continuamente no trabalho público”, afirmou.
Etapas da competição - A maratona será dividida em duas fases. A primeira é o envio do projeto e, na sequência, a avaliação presencial. No dia 26, serão publicados os projetos classificados na primeira etapa da maratona. Os trabalhos aprovados serão conhecidos nos dias 29 e 30, quando ocorrerá o Festival. No dia 29, serão divulgados os projetos classificados na segunda etapa. No dia 30, a equipe vencedora apresentará a sua ideia aos participantes da FIC 2018. Os dois primeiros colocados também poderão utilizar o espaço do poa.hub.
Critérios de avaliação
Criatividade e inovação: serão avaliadas a originalidade e as alternativas para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente das já existentes no mercado. Peso 2
Qualidade técnica: será avaliado o quanto o projeto atende a parâmetros de usabilidade, acessibilidade, facilidade de compartilhamento, alteração e execução. Peso 2
Viabilidade: recursos necessários para a aplicação da solução tecnológica desenvolvida. Peso 1
Executável: será avaliada a real aplicação do sistema. Peso 1
Pitching (etapa 2): será avaliada a clareza e conhecimento de causa acerca da solução proposta. Peso 4
Andrea Brasil