Unidade Pescar da Procempa busca voluntários

26/08/2022 08:43
Giulian Serafim / PMPA
Planejamento e Assuntos Estratégicos
Novos profissionais voluntários irão ministrar conteúdos sobre empreendedorismo

Com o objetivo de oferecer uma experiência empreendedora aos jovens vinculados à Unidade Pescar na Procempa, a Companhia e a Fundação Projeto Pescar reestruturaram a grade curricular e buscam voluntários para ministrar os conteúdos sobre modelagem de negócio neste segundo semestre de 2022. Associado a aulas de programação e de desenvolvimento de sistemas, a inclusão do conteúdo de empreendedorismo irá desenvolver habilidades comportamentais e técnicas conectadas às atuais demandas do mercado de trabalho na área de TI.

Interessados em atuar como voluntários podem se inscrever clicando aqui, manifestando sua área de preferência e disponibilidade.

Os conteúdos de empreendedorismo propostos contemplam fases como ideação e validação de negócio, segmentação de cliente e modelagem de negócios. “A junção dos conteúdos de programação e empreendedorismo propiciarão a experiência de desenvolver todas as fases de um negócio, da ideia à execução. Dessa forma, estaremos preparando nossos jovens não somente para terem o próprio negócio, mas também para desenvolverem habilidades de liderança e pró-atividade em qualquer posição que conquistaram no mercado”, projeta a presidente da Procempa, Letícia Batistela.

"Integram as trilhas de aprendizagem os conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania, e os de formação profissionalizante. Acreditamos que, nessa composição, os jovens estarão melhor preparados para a inserção no mundo de trabalho", explica o presidente da Diretoria Voluntária da Fundação Projeto Pescar, Paulo Roberto Gomes Centeno.

Foco na empregabilidade - “Em pesquisa realizada com os jovens egressos do Pescar na Procempa, foi identificado que, dos 50 respondentes, 27% estão trabalhando na área de TI, demonstrando um resultado positivo, porém com um grande espaço para aumentarmos este percentual”, aponta Letícia.

Desde 2021, a Procempa tem realizado movimentos de aproximação com o mercado, gerando mais possibilidades de os jovens saírem do Programa de Formação empregados. Em 2021, em razão de uma conexão da Procempa com a empresa de games Aquiris, foi possível empregar um dos jovens. Além disso, foram realizadas atividades com o Instituto Caldeira, Assespro/RS e Kia Sun Motors. "Nossa meta é ter 100% de empregabilidade dos jovens ao final da formação na Procempa", projeta a presidente.

 

Liana Rigon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes