Seminário Mulheres em Campo debate futebol feminino em Porto Alegre

14/08/2026 16:53
Pedro Piegas / PMPA
Copa do Mundo Feminina
Prefeito Sebastião Melo participou da abertura do evento na manhã desta sexta-feira

Políticas públicas, formação profissional e pesquisas sobre futebol feminino foram os principais assuntos em pauta no Seminário Mulheres em Campo, realizado nesta sexta-feira, 14, em Porto Alegre. O evento reuniu professores de Educação Física, estudantes e ex-jogadoras para debater a realidade do esporte, desafios e perspectivas. 

A programação foi dividida em dois turnos, com atividades na Federação Gaúcha de Futebol (FGF), pela manhã, e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), à tarde. Na abertura, o prefeito Sebastião Melo destacou o papel do seminário na preparação da cidade para a competição.

"A Copa do Mundo e este seminário são marcos importantes na construção de uma mudança que precisa ir além das quatro linhas. Queremos aproveitar o momento para ampliar a formação, o conhecimento e as oportunidades, aproximando poder público, universidades, federações e clubes para que mais mulheres entrem em campo e ocupem espaços em todo o ecossistema do futebol. Esse é o legado esportivo e social que queremos deixar para Porto Alegre” - Prefeito Sebastião Melo.

Porto Alegre será uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™, que ocorre de 24 de junho a 25 de julho de 2027. Para Débora Garcia, titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 (Secopa), este legado começa a ser construído justamente com iniciativas como o seminário. “O desejo é que, passada a Copa, a gente testemunhe mais e mais meninas das escolas de Porto Alegre dando sequência ao esporte, inseridas no universo do futebol feminino. E tudo começa aqui, nas pesquisas sobre a área e na capacitação de professores'', afirma Débora.

A programação da manhã, na sede da Federação Gaúcha de Futebol, contou com mesas-redondas temáticas, iniciando pela conversa sobre a Educação Física como base para o desenvolvimento do futebol de mulheres.

“É preciso observar no recreio dos colégios onde as meninas estão, enquanto os meninos estão ocupando o campo do futebol. Quem ocupa os espaços esportivos? Não basta apenas acessar estes espaços; permanecer talvez seja o grande desafio”, definiu a pesquisadora Silvana Vilodre Goellner, que teve a companhia de duas ex-jogadoras gaúchas com muita história para contar. 

Eduarda Luizelli, a Duda do Inter, foi a primeira gaúcha a jogar na Europa nos anos 90, atuando em clubes italianos como Milan e Verona. Ao encerrar sua carreira, empreendeu fundando a Escola da Duda, que já revelou e formou centenas de atletas. Ao seu lado na mesa, Márcia Gallas, também pioneira na modalidade e atuando pelo Internacional, disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol e o Campeonato Gaúcho de Futsal. “Quando eu cursava o Ensino Fundamental, não podia nem tocar na bola. A professora ficava vigiando”, lembrou Márcia sobre o período em que o futebol feminino era proibido por lei no Brasil.

História valorizada - Em cima da mesa, as participantes tinham a companhia de uma bola de futebol especial. A bola é de 1983, quando o Conselho Nacional de Desportos (CND) regulamentou oficialmente a prática do futebol feminino no Brasil após a prática ter sido liberada em 1979. Foi naquele ano que surgiram os primeiros torneios oficiais de futebol feminino organizados no país.

Ainda pela manhã, o pesquisador Alberto Reinaldo Reppold Filho (Ufrgs) fez uma apresentação sobre as políticas públicas do Brasil para o desenvolvimento da modalidade. Em seguida, o painel Mulheres no Comando reuniu Luciane Rodrigues (árbitra), Andressa Vieira Allet (Unisinos), Helen Ferreira Oliveira (técnica da base do Internacional), Jaqueline Carine Peres (técnica sub-15 do Grêmio), Martina Gonçalves Burch Costa (Projeto Futsal Feminista, Esefid/Ufrgs) e Ana Carolina Pinheiro Meirelles (projeto social Futsal Feminino da Secretaria Municipal de Educação), além da jornalista Valéria Possamai, da RBS TV. 

Pedro Piegas / PMPA
Copa do Mundo Feminina
Workshop com exercícios práticos mostrou métodos de ensino

Mostrar técnicas de ensino do esporte foi o tema da oficina para estudantes de Educação Física e professores pela tarde na Esefid/Ufrgs. Conduzida pelo professor Wilson Sabóia, técnico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino, o workshop com exercícios práticos mostrou diversos métodos de ensino fundamentais, como os modelos parcial, global, misto e situacional, aplicáveis em contextos escolares, de lazer ou competitivos. 

Na sequência, ocorreu uma roda de apresentação e debates no âmbito do I Encontro Brasileiro de Pesquisadoras e de Pesquisadores do Futebol de Mulheres. O evento foi encerrado com a apresentação da Carta-Compromisso Local, documento que reúne os direcionamentos discutidos ao longo do dia.

O seminário foi uma realização da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 (Secopa) em parceria com o Sistema CONFEF/CREFs. O evento contou com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Esefid/Ufrgs) e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Jogos - Na quinta-feira, 20, a FIFA divulga oficialmente o calendário de jogos da Copa do Mundo Feminina, com a distribuição das partidas entre as oito cidades-sede.

Camila Saccomori

Lissandra Mendonça