Município reforça disposição ao diálogo para enfrentamento da Covid-19

15/01/2021 16:34
Giulian Serafim/ PMPA
EXECUTIVO
Não seremos tolerantes com o desrespeito aos protocolos sanitários de funcionamento, destaca Gomes

O Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid) se reuniu por videoconferência na tarde desta sexta-feira, 15, para dar sequência à agenda de diálogo entre o governo municipal e as entidades representativas de diversos setores da sociedade. O segundo encontro do grupo foi coordenado pelo vice-prefeito Ricardo Gomes. 

Segundo o vice-prefeito, o Município monitora constantemente os dados epidemiológicos e pode ampliar a capacidade de leitos se o número de casos da doença aumente. Gomes destaca também que a fiscalização será rígida. “Não seremos tolerantes com o desrespeito aos protocolos sanitários de funcionamento. O aumento da curva de contágio nos próximos dias depende do cuidado de cada um nós”, afirma.

O secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19, Renato Ramalho, diz que, durante a semana, ouviu demandas setoriais e que a secretaria está à disposição para receber as contribuições das entidades e aprimorar os decretos e medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia. “Muitas das propostas das entidades representativas dos setores econômicos e da saúde foram atendidas e queremos seguir com as conversas multissetoriais”, ressalta Ramalho, lembrando que a transparência no processo é uma das orientações do prefeito Sebastião Melo.  

No encontro, a prefeitura recebeu apoio das entidades que colocaram suas estruturas à disposição para ajudar na vacinação assim que as doses chegarem à Capital. 

O Comue-Covid atua de forma consultiva e conta, além do prefeito, vice e secretários municipais, com representantes do Governo do Estado, Câmara Municipal de Vereadores, Ministério da Saúde, entidades de saúde, médicas, comércio, indústria, alimentação, serviço, universidades e advocacia. Para dar apoio ao comitê e conselho, foram criadas comissões temáticas de Saúde, Economia, Políticas Sociais e Educação, Transporte Público Municipal, Comunicação Social e Análise de Dados e Inovação.  

 

Lissandra Mendonça

Taís Dimer Dihl