Abertas as inscrições para a 2ª Conferência do Plano Diretor
A Conferência de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre está marcada para os dias 7, 8 e 9 no novembro, no Salão de Atos da PUCRS. O segundo grande evento de revisão da legislação que define o planejamento urbano da cidade é aberto a todos os interessados e tem inscrições gratuitas pelo link.
“Nos três dias, estão previstos debates sobre propostas e estratégias que farão parte do texto final, ainda a ser discutido em audiência pública e depois encaminhado para a Câmara de Vereadores”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.
A conferência acontecerá nos turnos da tarde e noite. No primeiro dia, 7 de novembro, terça-feira, o encontro será das 17h às 21h. Serão apresentadas as propostas coletadas durante as fases anteriores do processo de revisão com a participação da sociedade e a dinâmica dos trabalhos.
Na quarta-feira, 8, as atividades começam mais cedo: das 14h às 17h e 18h às 21h. Divididos em grupos, os participantes se reunirão em salas do prédio 50 da PUCRS para aprofundar os debates sobre os temas apresentados.
No último dia, quinta-feira, 9, das 17h às 21h, todos os participantes voltam a se reunir no Salão de Atos da PUCRS para apresentar os resultados discutidos no dia anterior. Após, em votação aberta para todos os inscritos, serão definidas as prioridades de cada tema.
Para assegurar a participação integral da sociedade, durante a conferência, será aberta uma consulta pública para o recebimento de contribuições externas. “A consulta ficará aberta até o dia 24 de novembro. Estamos em uma fase importante do processo e convidamos toda a população para definir o futuro que queremos para a nossa cidade”, explica a diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patrícia Tchoepke.
Preparatória – No dia 27 de outubro, das 14h às 17h, a Smamus promove a palestra com urbanista francês Alain Bertaud, autor do livro Ordem sem Design, no auditório do MP/RS (avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). O especialista, referência mundial em planejamento urbano, vai abordar aspectos que estão em discussão na revisão do plano diretor e serve de atividade preparatória para a conferência.
Entre os temas, estão os cinco objetivos do plano diretor em estudo:
- Qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba
- Reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nos trajetos diários
- Reduzir o custo da habitação e garantir o acesso de todos à cidade
- Adaptar a cidade para os efeitos das mudanças climáticas e zerar as emissões de gases de efeito estufa
- Fortalecer o planejamento urbano com base na economia urbana para responder eficientemente às dinâmicas da cidade e potencializar suas formas de financiamento
As inscrições para a palestra de Alain Bertaud também são gratuitas pelo link.
Andrea Brasil